Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias EAD divulga relação de inscritos nos processos seletivos
04/05/2012 às 18h18

EAD divulga relação de inscritos nos processos seletivos

Para Segurança do Trabalho, há 2256 candidatos. Para Letras, são 1505 pessoas. São 500 vagas em distribuídas em diversos polos

EAD divulga relação de inscritos nos processos seletivos

Banner da campanha para Letras EAD 2012

Os candidatos a vagas nos cursos pioneiros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) em EAD já podem conferir a relação o número de inscritos em cada polo. O IFPB ofertou 200 vagas para o curso superior de Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, e 300 vagas no curso técnico subseqüente em Segurança do Trabalho. Confira os arquivos sobre os dois processos em andamento nesse link da Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec) http://www.ifpb.edu.br/ingresso/processo-seletivo/Cursos-tecnicos

Para Letras, há 1505 inscritos divididos nos quatro polos que ofertam o curso. No polo João Pessoa, estão inscritos 508 candidatos. Em Sousa, há 406 inscritos e 15 na cota destinada aos moradores de assentamentos de reforma agrária. No polo de Campina Grande, são 363 inscritos. Em Picuí, foram 213.

No curso de Segurança do Trabalho, nos seis polos do IFPB, há 2256 inscritos. No polo de Patos, há 580 inscritos. Em Guarabira, são 579 candidatos. Em Sousa, são 311 concorrentes as vagas. Em Cajazeiras, 304 concorrem as vagas. Em Picuí, há 265 candidatos. Em Monteiro, são 217 inscritos.

No total, o IFPB na EAD ofertou 500 vagas. Em cada cidade-campus do IFPB, são disponibilizadas 50 vagas. Para Segurança do Trabalho, 701 pessoas foram isentas da taxa de inscrição. Em Letras, esse número foi de 372 pessoas. A instituição ainda oferta 5% das vagas para pessoas com deficiência em todos os seus cursos.

No curso de Letras, há cotas em cada pólo, para professores da rede pública de ensino. Há formas diferenciadas de seleção. É possível concorrer com a nota do Enem 2011 ou 2010 ou ainda fazer uma prova no dia 20 de maio. A prova será voltada para a área do conhecimento das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, com 45 questões objetivas e mais uma redação. Os componentes curriculares são Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

O resultado final está previsto para o dia 06 de julho. A duração do curso será de oito semestres, com encontros presenciais nos quatro polos. A plataforma utilizada para ministrar o curso é o Moodle. Todo material didático a ser utilizado no curso está sendo preparado por profissionais do IFPB, pensando em atender as necessidades do nosso público alvo.

No curso técnico de Segurança do Trabalho em EAD, há um convênio com a Escola Técnica Aberta do Brasil (E-tec) e a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. Há reserva de 70% das vagas para estudantes da rede pública estadual. A seleção consta de uma prova a ser realizada em 27 de maio, das 8h às 11h, com questões de Matemática e Língua Portuguesa, em nível médio. A previsão é divulgar o resultado da prova até 15 de junho e o final até 6 de julho. O curso vai se beneficiar da experiência do Campus de Patos que tem o curso superior em Segurança do Trabalho.

Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB

Arte: Rafael Leal - programador visual do IFPB