Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Editais abertos para intercâmbio no exterior
04/09/2012 às 09h05

Editais abertos para intercâmbio no exterior

Assessoria para assuntos internacionais do IFPB divulga universidades que estão com editais abertos para pesquisadores e alunos

Cerca de seis universidades no exterior estão com editais abertos para pesquisadores e estudantes que desejam estudar em outros países. A informação foi repassada pela Assessoria para Assuntos Internacionais do IFPB.

Para quem quer fazer doutorado, há o Programa de Bolsa de Doutorado Sanduíche, direcionado para estudantes de doutorado no Brasil nas áreas das ciências humanas, ciências sociais, letras e artes. Os candidatos, de comprovado desempenho acadêmico, deverão apresentar projetos de pesquisa de excelência para serem desenvolvidos, parcialmente, em uma instituição norte-americana. O programa prevê a concessão de até 30 bolsas, com duração de nove meses, entre agosto/setembro de 2013 e abril/maio de 2014.

Os Community Colleges, voltados para formação de tecnólogos, oferecem bolsas de um ano de estudos. O edital para 2013 será divulgado em breve. Há ainda o programa Professor Assistente de Língua Portuguesa nos EUA (Foreign Language Teaching Assistant – FLTA). O objetivo é incrementar o ensino de português em universidades norte-americanas e estreitar as relações bilaterais entre o Brasil e os EUA. O programa prevê a concessão de até 45 bolsas, com duração de nove meses, no ano acadêmico norte-americano (agosto/setembro de 2013 a maio/junho de 2014).

Para professores e pesquisadores doutores nas áreas de ciências humanas e sociais há também a oportunidade para a cátedra Dra. Ruth Cardoso, na Universidade de Columbia, em Nova Iorque. As inscrições estão abertas até 30 de novembro. Para quem pertence à área de ciências e políticas ambientais, há uma oportunidade na Universidade do Texas, Austin. As inscrições são até o dia 30 de setembro.

Nesta mesma data se encerram as inscrições para a Cátedra em Estudos Brasileiros, destinadas a professores e pesquisadores brasileiros com comprovada experiência nas áreas: Relações Raciais, Estudos feministas/ de gênero, Estudos Culturais, Movimentos Sociais, e/ou Políicas Sociais. É necessário ter concluído o doutorado antes de 2008, ter 10 anos de experiência profissional, dentre outros pré-requisitos.

Mais informações sobre os editais abertos através do site da Comissão para o Intercâmbio Educacional entre o Brasil e os Estados Unidos (Fulbright)

Bolsas de Estudos nos EUA para alunos da rede pública

O programa de intercâmbio Global Citizens of Tomorrow está oferecendo 50 vagas para intercâmbio nos EUA até o ano de 2016. Para este mês de Setembro de 2012 já há 10 vagas disponíveis.

Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de outubro no site http://www.afsbolsasusa.org.br/. É necessário estar cursando o Ensino Médio em escolas da rede pública ou ser bolsista integral em escola particular, ter renda familiar de até seis salários mínimos, apresentar excelente desempenho escolar, não ser repetente e não estar se formando em 2012. Além disso não poderá ter restrições físicas e alimentares e possuir nível de inglês intermediário ou avançado.

Acesse o folder e veja mais informações.

*Patrícia Nogueira - Jornalista da Reitoria / Ascom