Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Edital interno do Ciência sem Fronteiras é publicado
12/06/2013 às 19h15

Edital interno do Ciência sem Fronteiras é publicado

Para concorrer às novas chamadas do programa, é preciso se inscrever nessa pré-seleção do Instituto

A Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter) e a Coordenação Ciências Sem Fronteiras do IFPB, através da Pró-Reitoria de Ensino da instituição, divulgaram uma edital de seleção interna para os estudantes interessados em concorrer às chamadas 143 a 147 do Programa. A inscrição deve ser feita mediante o envio de documentos solicitados no edital para o e-mail cienciasemfronteiras@ifpb.edu.br até o dia 8 de julho. Clique aqui para ter acesso ao edital interno do IFPB.

Somente poderão ser homologadas as inscrições para as chamadas do programa dos candidatos inscritos nesse edital do IFPB. É preciso ficar atento para saber se seu curso está entre aquelas áreas elencadas para participar do programa de intercâmbio internacional organizado pelo Governo Federal.

As chamadas ativas atualmente são para o Canadá, Estados Unidos, Japão, Alemanha e Hungria. Cada chamada tem seu critério de seleção e o estudante do ensino superior deve ficar atento a isso. Há chamadas específicas para alunos dos cursos Institutos Federais e Fatecs. O estudante do IFPB deve se inscrever tanto nesse edital interno quanto na página do Ciência sem Fronteiras.

A aprovação no edital interno não implica na aceitação de sua candidatura por parte das instituições de ensino estrangeiras. A Capes e o CNPq é que são os responsáveis por essa seleção. Na pré-seleção do IFPB a preferência é por estudantes que tenham CRE acima de 60. É preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio para participar do certame, além de ter cursado de 20% a 90% do curso.

No edital, também estão documentos que devem ser preenchidos pelos candidatos como a carta de recomendação dos professores. É necessário ter currículo lattes para participar. Até o dia 15 de julho, é a previsão para divulgar o resultado dessa seleção. Sobre a seleção para as bolsas concedidas pelo Ciência sem Fronteiras, consulte o site www.cienciasemfronteiras.gov.br O IFPB tem 13 alunos atualmente estudando no exterior graças ao programa.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB