Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Educação profissional
27/12/2010 às 15h41

Educação profissional

Os campi de Monteiro e Picuí foram inaugurados nesta segunda-feira, dia 27, pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva durante ato coletivo em Brasilília.

Educação profissional

Representantes da Paraíba

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, inauguram em Brasília, nesta segunda-feira, 27, às 15h, de forma simultânea, 31 unidades de institutos federais de educação, ciência e tecnologia em 12 estados e no Distrito Federal. A Paraíba foi contemplada com a inauguração dos campi de Monteiro e Picuí.

O reitor do Instituto Federal da Paraíba, professor João Batista de Oliveira Silva e os diretores-gerais Ricardo Lima e Silva e Verônica Lacerda Arnaud participaram do ato coletivo, em Brasília, acompanhados dos prefeitos Rubens Germano Costa e Edna Henrique, além do deputado federal Luiz Couto. Acesse as fotos clicando aqui.

Fotos em BrasíliaAs obras integram o programa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica iniciado em 2005.

A novas escolas estão presentes nas cinco regiões do país. O Nordeste tem unidades no Ceará (cinco), Maranhão (quatro), Bahia (três), Paraíba (duas) e Rio Grande do Norte (duas). O Sudeste, em Minas Gerais (seis), São Paulo (duas) e Espírito Santo (uma). O Sul, em Santa Catarina (duas) e no Paraná (uma). O Norte, no Acre (uma) e no Amazonas (uma). O Centro-Oeste, no Distrito Federal (uma). O investimento do governo federal nas 31 escolas chega a R$ 104 milhões. O conjunto das unidades oferece 39 cursos com 3,7 mil matrículas.

A Paraíba, por exemplo, recebe unidades de educação profissional em Monteiro e Picuí. Nos dois municípios, as aulas começaram em setembro de 2009, em instalações provisórias. Em Monteiro estão matriculados 466 alunos; em Picuí, 487. As duas instituições integram o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

No Acre, o governo federal inaugura o campus de Xapuri, a primeira das quatro unidades do institutoSolenidade em Brasília federal do Acre (Ifac). As aulas começaram em julho de 2010, com 80 alunos. Até 2005, quando teve início a política de expansão da rede federal, o Acre não tinha escola de educação profissional. O campus de Xapuri é a primeira unidade a ser inaugurada. Outras três estão em obras nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira. Todas têm estudantes matriculados e oferecem cursos em instalações provisórias.

* Ascom do IFPB com as informações da Assessoria de Comunicação Social da Setec/MEC