Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Encerramento da Semana Estadual de Adoção na Paraíba é realizado no IFPB
25/05/2012 às 11h55

Encerramento da Semana Estadual de Adoção na Paraíba é realizado no IFPB

A solenidade foi realizada na manhã desta sexta-feira, 25, Dia Nacional da Adoção.

Encerramento da Semana Estadual de Adoção na Paraíba é realizado no IFPB

Mesa solene de encerramento da I Semana Estadual de Adoção

O debate “Adoção e Mídia: Abordagem adequada?” marca o encerramento da Semana Estadual de Adoção na Paraíba nesta sexta-feira, dia 25, às 08h, no auditório do IFPB. O evento é promovido pelo Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de João Pessoa (GEAD-JP).

“O debate tem por objetivo levar a reflexão, junto aos profissionais da comunicação e educadores, da importância do conhecimento sobre a causa da adoção e as consequências, para a mesma, da forma como elas são levadas à comunidade”, afirmou a presidente da GEAD-JP, Lenilde Cordeiro.

Participaram da solenidade de encerramento o desembargador Nilo Ramalho, presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA), o reitor do IFPB, João Batista de Oliveira Silva, Gilva Matos, representando a deputada Gilma Germano, Sônia Aguiar, da Assembleia Legislativa, o advogado José de Arimatéia, professor do IFPB e o Conselheiro Tutelar, Carlos Ribeiro.

Na ocasião Lenilde enfatizou a necessidade de apoio às causas da adoção: “Estamos numa constante luta, as dificuldades são grandes, porém com as parcerias estamos conseguindo alcançar resultados positivos, na tentativa de dar uma família às crianças que estão nas casas de acolhimento. Esta é a nossa meta, fazer com que as crianças tenham uma família”.

O Reitor do IFPB, Professor João Batista de Oliveira Silva, também apóia a causa e parabenizou o grupo pelo trabalho: “Esta é uma causa que precisa de militância. Precisamos que as entidades participem mais. As políticas públicas precisam ser mais eficientes. Parabéns a todas vocês que estão engajadas e realizam este belíssimo trabalho de apoio à adoção”, disse o Reitor.

Debate jornalistas - adoçãoO debate contou com a presença das jornalistas Henriqueta Santiago, do Jornal Correio da Paraíba, Patrícia Monteiro, Coordenadora de Jornalismo da Faculdade Mauricio de Nassau, Jô Vital, da TV Cabo Branco, do radialista Edmilson Pereira, da Rádio Tabajara e da educadora Bárbara Simonetti, da Universidade Federal da Paraíba.

A I Semana Estadual de Adoção na Paraíba realizou uma série de atividades, iniciando na quarta-feira, dia 23, com sessão solene na Assembléia Legislativa para instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Adoção de Crianças e Adolescentes e em seguida uma audiência pública sobre o tema “Adoção de Crianças de Adolescentes”.

Foi lançado também o projeto “Adoção é Inclusão” e o 6º concurso de redação sobre adoção, com o tema “Adoção: Amor para a vida inteira”, destinado a estudantes do 6º ao 9º ano, da rede pública e privada e promovido pelo Tribunal de Justiça. Para o Desembargador Nilo Ramalho: “A justiça não poderia deixar de se engajar nesta causa e ajudar a atravessar as barreiras da adoção”.

A Semana da Adoção contou com o apio da CEJA-PB, Conselho Tutelar - região Norte, SEDES-JP, SEDH-PB, Assembléia Legislativa da PB e gabinete da deputada Gilma Germano.

*Patrícia Nogueira - Jornalista da Reitoria / Ascom