Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Encontro de Comunicadores discute novas mídias e gestão
16/11/2011 às 16h12

Encontro de Comunicadores discute novas mídias e gestão

Evento reuniu profissionais de vários campi para assistir palestras e discutir Plano de Comunicação para o IFPB

Encontro de Comunicadores discute novas mídias e gestão

Rubens Nóbrega e Sandra Moura, da UFPB

O I Encontro de Comunicadores do IFPB, realizado na semana passada, foi um momento de interação entre jornalistas, programadores visuais, técnicos em audiovisual e colaboradores da comunicação dos vários campi que compõe a instituição. Idealizado pela Coordenação de Comunicação Social, o evento trouxe palestrantes para dialogar, principalmente, a respeito da experiência de comunicação institucional. A atividade deu início à elaboração de um Plano de Comunicação para o ano 2012, marcando um novo tempo na instituição.

Na sexta-feira, pela manhã, os jornalistas Rubens Nóbrega e Sandra Moura, ambos da Universidade Federal da Paraíba, falaram a respeito da experiência de gestão de comunicação na UFPB. Ambos frisaram a necessidade de as assessorias de comunicação contarem com dotação orçamentária.

Rubens atualmente é articulista político, mas de 1978 até a década de 2000 esteve envolvido com a assessoria de comunicação da UFPB. Ele enfocou os desafios desse trabalho: lidar com o risco do personalismo dos dirigentes, as limitações de recursos e ferramentas em uma área que necessita de constante inovação tecnológica e agilidade nos processos, e ainda a mudança de consciência da mídia, que desvaloriza os temas relacionados ao ensino.

“Não vejo uma matéria relevante que dimensione o que representa um Instituto Federal de Educação nas comunidades do interior onde hoje ele está instalado, porque há um antes e um depois na vida deles. Muitas vezes, fazemos um evento importantíssimo na área da ciência e tecnologia e não ganhamos uma nota. Infelizmente, não somos clientes respeitados da mídia”, comentou Rubens, ao abordar a inserção limitada das instituições de ensino no noticiário.

Sandra Moura é a diretora do Pólo Multimídia da UFPB, que agrega o portal, a TV, e atua em parceria à editora e ao Laboratório de Mídias Interdisciplinares. A professora de jornalismo frisou a necessidade de inclusão da comunicação nos planejamentos estratégicos das instituições e parabenizou a iniciativa do IFPB em realizar o evento que está sendo idealizado para a UFPB, mas com a presença dos gestores. Para Sandra, é fundamental que as ações de gestão levem em consideração o ponto de vista da comunicação. Ela apontou que é preciso investir em capacitação dos recursos humanos da área, em jornalismo científico e também em treinamento dos pesquisadores para atender à mídia.

O jornalista Áureo Pires, do IFRS, abriu as palestras da tarde, mostrando o papel fundamental que a comunicação teve para a integração do Instituto que foi formado a partir de quatro instituições diversas. A atenção em padronizar procedimentos e os encontros semestrais entre as equipes dos campi foram a principal dica para o desenvolvimento da comunicação institucional.

A experiência do Governo da Paraíba com as redes virtuais foi o foco das palestras da secretária de comunicação adjunta da Comunicação, Lívia Karol Araújo, e do diretor de mídias sociais e governo eletrônico, Xhico Raimerson. Eles mostraram os resultados que o investimento em twitter, facebook, pode ter para disseminação das políticas públicas e participação social, já que a internet já é a segunda plataforma em que as pessoas buscam informação. O último palestrante foi o cartunista William Medeiros que mostrou a amplitude do trabalho de programação visual com dinamismo e versatilidade.

aureo

palestrantes

Encom 2

Texto: Ana Carolina Abiahy / Fotos: Jerusa Souza e Petrônio Lins