Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Encontro debate rumos da educação profissional e tecnológica
11/11/2010 às 13h17

Encontro debate rumos da educação profissional e tecnológica

O município de Ipojuca (PE) sedia a 34ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec).

Encontro debate rumos da educação profissional e tecnológica

Solenidade de abertura do evento

O município de Ipojuca (PE) sedia, entre os dias 9 a 12 de novembro, a 34ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). Na pauta, debates sobre extensão, pesquisa, inovação tecnológica, políticas de assistência estudantil e rumos da rede federal de educação profissional e tecnológica. Mais de 500 gestores e educadores participam de palestras, mesa redonda e visitas técnicas.

“Espero que haja discussões profundas acerca dos temas já definidos e que a luta por mudanças esteja presente em todos os momentos. Mudança no sentido de inovar, de aperfeiçoar os programas e projetos de nossa rede”, diz a presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Conif), Consuelo Sielski dos Santos.

A reunião deste ano ocorre no momento de maior expansão da rede. O número de unidades de ensino, que era de 140 em 2002, chegará a 354 até o final de dezembro.

O encontro tem como proposta solidificar as relações entre as instituições que formam a rede — 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefet), uma universidade tecnológica, 25 escolas vinculadas às universidades federais e o Colégio Pedro II.

“As instituições oferecem cursos nos níveis técnico, superior e até de pós-graduação e mudam a vida de milhares de brasileiros com a profissionalização”, destaca o reitor do Instituto Federal de Pernambuco, Sérgio Gaudêncio.

Homenagens e poesia no primeiro dia do evento

A 34ª edição da Reditec trouxe também a renovação em sua sessão de homenagens. A tradicional condecoração da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, a medalha de mérito do antigo CONCEFET – antes creditada a imagem do ex-presidente Juscelino Kubitschek – a partir deste ano passa a se chamar medalha Luiz Inácio Lula da Silva.

As medalhas foram entregues aos homenageados pela presidente do CONIF, Consuelo Sielski, e pelo reitor do IFPE, Sérgio Gaudêncio Portela de Melo. Receberam a condecoração no palco os professores Paulo César Pereira, ex-presidente do CONCEFET e do CONIF; Rômulo Eduardo, ex-reitor do Instituto Federal do Sul de Minas; Luiz Edmundo Vargas Aguiar, ex-reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro; e a servidora do MEC, Ana Paula Carneiro Leite. Outros homenageados não puderam comparecer à solenidade e receberão a medalha a posteriori.

Após a exibição de um documentário do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado em novembro de 2009, os participantes assistiram à apresentação do poeta paraibano Jessier Quirino. Mesclando causos e poesias, o artista arrancou sorrisos e aplausos, encerrando o primeiro dia do evento.

A programação completa do evento pode ser acessada no site http://ipojuca.ifpe.edu.br/reditec/.

* Ascom com informações do Portal do IFPE.