Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias ENEM 600 pontos – Pré-requisito para o Ciência sem Fronteiras
27/05/2013 às 09h13

ENEM 600 pontos – Pré-requisito para o Ciência sem Fronteiras

Prazo para inscrição no ENEM termina hoje (27)

A Coordenação Geral do Programa Ciência sem Fronteiras informa que para as novas Chamadas de graduação sanduíche o candidato deverá possuir nota do ENEM igual ou acima de 600, em teste realizado após 2009. Os alunos/candidatos que ainda não possuem ENEM, devem realizar a inscrição da prova clicando aqui até 27/05/2013. Outras informações podem ser obtidas também no site do CsF.

A Assessora Internacional do IFPB, Verônica Edmundson, lembra que serão 5 chamadas em aberto. “Aconselhamos aos alunos do IFPB a fazerem a inscrição para o Canadá ou EUA. As Chamadas do Canadá Edital 147 e a dos EUA Edital 143/2013 são exclusivas para a Rede EBTT: Institutos Federais e FATECs, e exigem uma proficiência diferenciada”. Estes alunos viajarão em janeiro, abril ou agosto de 2014. Confira aqui o calendário. As inscrições vão de 04 de junho a 08 de julho de 2013, a homologação vai de 15/07 a 22/07 e os resultados sairão dia 14 de novembro de 2013.

Os testes de proficiência devem ser marcados entre os dias 29 e 31 de julho. Para os EUA e Canadá serão aceitos os testes TOEFL (Test of English as Foreign Language) na modalidade iBT (Internet Based Test) ou na modalidade ITP (Institutional Testing Program) ou IELTS (International English Language Testing System) TOEFL-iBT ou TOEFL-ITP.

Todos os candidatos que se inscreverem para este edital poderão realizar teste de proficiência de língua inglesa TOEFL-ITP gratuitamente, de acordo com a disponibilidade de vagas e salas disponíveis. A participação no teste TOEFL-ITP gratuita é opcional sem eximir o candidato de apresentar um certificado válido. As provas serão realizadas em pelo menos uma localidade de cada unidade da federação, com número limitado de vagas.

Somente os candidatos inscritos no edital poderão acessar o site www.fulbright.org.br para selecionar o local, data e horário de realização do teste. Será realizada apenas uma aplicação de testes no período indicado e os candidatos só poderão se inscrever uma única vez. Não será realizada uma segunda chamada do teste. Não será permitida a alteração do local do teste e horário depois de finalizada a inscrição.

“Leiam cuidadosamente os requisitos do Edital que está no site do Ciência  sem Fronteiras, antes de escrever ao Programa para tirar dúvidas.” lembra Verônica Edmundson.

O Edital explica como se inscrever para o teste. Confira o site do CsF para inscrições.

Acesse aqui a Chamada Pública para bolsa de Graduação Sanduíche nos EUA.

Confira aqui a Chamada Pública para bolsa de Graduação Sanduíche no Canadá.

Ascom do IFPB