Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Equipe da UAB conhece projetos de educação à distância do IFPB
29/09/2011 às 15h24

Equipe da UAB conhece projetos de educação à distância do IFPB

Gestores da Universidade Aberta do Brasil assistiram apresentação de iniciativas fomentadas nos últimos anos no IFPB

Equipe da UAB conhece projetos de educação à distância do IFPB

Fausto Véras apresenta projetos em EAD

Projetos que o IFPB desenvolve na área de Educação à Distância foram apresentados nessa quarta-feira para gestores da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Waleska Resende e Cid Luis Medeiros, da Coordenação Geral de Fomento e Supervisão da UAB, atenderam ao convite do professor Francisco Raimundo Alves, do Departamento de Educação à Distância e Projetos Especiais do IFPB, para conhecer um pouco mais sobre as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas na instituição na EAD.

Os dois vieram a Paraíba para promover uma capacitação sobre o SisUAB, o sistema de informações gerenciais dos cursos à distância no Brasil. No IFPB, segundo o professor Alves, cinco profissionais de Tecnologia da Informação participaram da capacitação, junto com equipes da UFPB e UEPB. “Mas, fizemos o convite para eles conhecerem um pouco mais sobre os quatro projetos que a UAB financiou desde 2010 na instituição”, explicou Alves. Tanto ele quanto os professores que participaram dos projetos reiteram que o financiamento deu impulso para a EAD no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba.

A apresentação começou com o professor Fausto Veras falando sobre o “Textando”, um programa desenvolvido por professores de Informática que compõem o Núcleo de Aprendizagem Virtual (NAV), como Lafayette Batista e Elionildo Menezes. A ferramenta possibilita que diversos recursos, inclusive audiovisuais, possam ser incorporados a um texto escrito, tornando mais atrativos exercícios a serem feitos pelos alunos. Segundo Fausto, a ferramenta é um auxílio para as aulas em EAD.

Em seguida, foi a vez do programador visual Rafael Leal apresentar o material didático que foi desenvolvido para os cursos à distância. O material pedagógico foi elaborado por professoras da Coordenação de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e é voltado para as disciplinas de Português Instrumental e Inglês Instrumental. O servidor do IFPB fez toda a edição dos livros impressos e desenvolveu adaptações para diversos suportes, possibilitando que eles sejam acessados on-line e até em tablets.

A professora Girlene Formiga, uma das elaboradoras do material didático, destaca que eles já começam a ser utilizados nesse semestre nos cursos superiores que ofertam essas disciplinas. Assim, os docentes vão contar com o ambiente virtual para impulsionar as aulas. Girlene é a coordenadora do curso de Licenciatura em Letras, que será o primeiro em EAD do IFPB. A previsão é que processo seletivo seja para o primeiro semestre de 2012.

Encerrando as apresentações, o professor Lafayette Batista abordou acerca dos Objetos Virtuais de Aprendizagem que vem desenvolvendo para auxiliar nas disciplinas ministradas na instituição. Segundo o professor, o IFPB vem tendo uma atuação elogiada em eventos científicos da área porque seus pesquisadores têm ultrapassado a discussão do tema, elaborando ferramentas que auxiliam na aproximação do alunado para os conteúdos ministrados. O docente ressaltou que os objetos têm uma funcionalidade dinâmica, sendo utilizados não só no moddle, o programa padrão de ambiente virtual dos cursos em EAD no Brasil, mas possam ser baixados como programas ou usados em sites, e alguns funcionarem até em redes sociais como o facebook.

Rafael Leal EADLafayette Batista na EADGirlene Formiga EAD

NAV EAD UABUAB e PRE