Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Equipe do CRR-IFPB em João Pessoa integra profissionais e usuários de drogas na Paraíba
Ações do documento
19/08/2013 às 10h05

Equipe do CRR-IFPB em João Pessoa integra profissionais e usuários de drogas na Paraíba

— registrado em:

Atividade fez parte do Plano “Crack, é possível vencer”

O evento de instalação dos cursos do Centro de Referência Regional (CRR), do IFPB, foi uma oportunidade de integração entre os profissionais e os usuários de substâncias psicotrópicas em recuperação na rede de atenção ao uso de drogas no Estado da Paraíba. A abertura dos cursos do CRR aconteceu na última quinta-feira (15), no Auditório do Hotel Tambaú, em João Pessoa.

O CRR integra o Plano “Crack, é possível vencer”, do Governo Federal, no eixo prevenção, sendo responsável pelo trabalho de capacitação dos profissionais atores do plano. O Centro é executado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFPB, através da FUNETEC, sob a coordenação da professora Vania Medeiros.

A professora Fátima Sudbrack, coordenadora do Programa de Estudos e Atenção à Dependência Química (PRODEQUI), da Universidade de Brasília, fez uma palestra sobre a prevenção e atenção ao uso de drogas com enfoque na teoria da complexidade. Para ela, a atenção às drogas deve ser feita de forma intersetorial. "A intersetorialidade só pode ser articulada através de uma postura ética dos profissionais, que considere as diferenças, a compreensão, o diálogo e o perdão", enfatizou.

As professora Inês Gandolfo e Aparecida Penso conduziram um psicodrama com os profissionais que integram os cursos do CRR, com o objetivo de trabalhar a representação social desses profissionais com relação aos usuários de drogas.

Os profissionais e os usuários de diversos equipamentos comunitários da rede de atenção às drogas, a exemplo do CAPS-AD e grupos de Terapia Comunitária, tiveram a oportunidade de fazer demonstrações de atividades artístico-culturais que são desenvolvidas nesses ambientes de atenção aos usuários e seus familiares. Também participaram do evento os grupos de prevenção ao uso de drogas desenvolvidos por educadores em escola púbicas de municípios paraibanos.

Participaram do evento a banda de pagode do Caps-Ad Primavera, em Cabedelo; os oficineiros do Caps David Capistrano, no Bairro do Rangel, além de alguns programas de inclusão social desenvolvidos pelas prefeituras municipais, a exemplo da Banda de Instrumentos de Sopro do Município de Araçagi, formada com beneficiários do programa Bolsa Família.

Algumas escolas públicas também participaram do evento, a exemplo do Fenelon Câmara, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, localizada no Ernesto Geisel, que desenvolveu uma dinâmica com os alunos que integram o comitê “Amor pela Vida”, coordenado pela professora Maria de Fátima Paiva, que faz prevenção através do protagonismo juvenil.

O animador cultural, Arnaldo Batista, do município de Cabedelo fez apresentação da “Escolinha do Professor Badeco” que faz prevenção com crianças e adolescentes utilizando a prática de surf e oficinas de fabricação de pranchas. Outro animador cultural, Clovis do Babau, oficineiro do Caps-Guarabira, desenvolveu uma oficina de bonecos com os profissionais e usuários participantes do evento.

Solenidade de abertura

A solenidade oficial de abertura dos Cursos do CRR-IFPB foi uma oportunidade para os gestores do IFPB, que participaram do evento, o Reitor João Batista de Oliveira, a Pró-Reitora Edelcides Gondim, e o Diretor de Extensão Tecnológica e Assuntos Comunitários, Alexandre Urquiza, além da gerente de finanças da FUNETEC, Fernanda Albuquerque, reconhecerem a importância social das ações desenvolvidas pela equipe do CRR. As demais autoridades integrantes da mesa de abertura da cerimônia também enfatizaram a importância social do trabalho de capacitação desenvolvido pelo centro.

Participaram da mesa de abertura do evento, além do representante da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça, Dr. Luiz Guilherme Paiva, o Pastor Túlio Polari, Gestor do Programa de Políticas sobre Drogas, do Estado da Paraíba; o presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Dr. Juvenal da Roz; os secretários municipais, Geraldo Amorim, da Segurança Pública e Cidadania e Janaína Demery, representante da Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa. A coordenadora de saúde mental, Drª. Shirlene Queiroz, representou a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba.

A Justiça da Paraíba esteve representada através da participação do coordenador dos cursos preparatórios da ESMA-PB, Dr. Eduardo José de Carvalho; do Defensor Público Geral-Adjunto, Dr. Jaime Carneiro, e da Defensora Pública Drª. Elizabete Barbosa.  

 

Ascom do IFPB com informações do CRR