Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Essa sexta-feira é o último dia para se inscrever nos cursos da EAD
19/04/2012 às 16h47

Essa sexta-feira é o último dia para se inscrever nos cursos da EAD

Mais de 1000 estão isentos da taxa de inscrição nos cursos de técnico de Segurança do Trabalho e na Licenciatura em Letras. São 300 vagas no curso técnico e 200 no superior

Essa sexta-feira é o último dia para se inscrever nos cursos da EAD

Imagem da campanha para a EAD 2012

Essa sexta-feira é o último dia da inscrição nas 500 vagas nos primeiros cursos à distância que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está ofertando para a comunidade. São duas seleções: 200 vagas para o curso superior de Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, distribuídas em quatro polos: João Pessoa, Campina Grande, Picuí e Sousa, e 300 vagas no curso técnico subseqüente (para quem tiver concluído o ensino médio) Segurança do Trabalho nos polos de Patos, Sousa, Picuí, Guarabira, Monteiro e Cajazeiras. Em cada cidade, são disponibilizadas 50 vagas.

As inscrições são feitas no link da Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec) acessível aqui.  onde é possível ler os editais com todos os detalhes. A taxa de inscrição é no valor de R$ 30. Já estão isentos da taxa de inscrição, 694 candidatos no curso de Segurança do Trabalho e 371 no de Letras. Clique aqui para ter acesso ao link da seleção de Letras, onde há  relação de isentos. O link da seleção de Segurança do Trabalho está disponível aqui. Quem não teve o pedido de isenção deferido, deve pagar a taxa sob pena de não ser inscrito na seleção.

Há reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência e no Polo de Sousa, para assentados da Reforma Agrária. No curso de Letras, há cotas em cada pólo, para professores da rede pública de ensino. Os candidatos podem optar por formas diferenciadas de seleção. É possível concorrer com a nota do Enem 2011 ou 2010 ou ainda fazer uma prova no dia 20 de maio.

"Esse curso tem por objetivo sobretudo proporcionar uma formação aos professores que atuam na rede pública e que não tiveram oportunidade de se capacitar anteriormente. No entanto, as vagas também são estendidas a outros candidatos", explica a coordenadora do curso de Letras, Girlene Formiga.

A prova será voltada para a área do conhecimento das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, com 45 questões objetivas e mais uma redação. “Os componentes curriculares serão Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação”, afirmou Girlene.

O resultado final está previsto para o dia 06 de julho. A duração do curso será de oito semestres, com encontros presenciais nos quatro polos. A plataforma utilizada para ministrar o curso é o Moodle. “Todo material didático a ser utilizado no curso está sendo preparado por profissionais do IFPB, pensando em atender as necessidades do nosso público alvo”, finaliza Girlene.

No curso técnico de Segurança do Trabalho em EAD, há um convênio com a Escola Técnica Aberta do Brasil (E-tec) e a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. A seleção consta de uma prova a ser realizada em 27 de maio, das 8h às 11h, com questões de Matemática e Língua Portuguesa, em nível médio. A previsão é divulgar o resultado da prova até 15 de junho e o final até 6 de julho. Há reserva de 70% das vagas para estudantes da rede pública estadual.

“O projeto pedagógico foi construído junto à equipe da Secretaria do Estado. Queremos expandir esse curso para outros campi do IFPB na outra seleção”, comentou o coordenador da EAD no IFPB, Francisco Alves. O professor destacou que o curso vai se beneficiar da experiência do Campus de Patos que tem o curso superior em Segurança do Trabalho. Ele informou que o coordenador do curso será o professor Lavoiseur Morais de Medeiros. O curso é voltado para a qualidade de vida dos trabalhadores, por meio da promoção da saúde e prevenção de acidentes e doenças laborais.

Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB

Arte: Rafael Leal - programador visual do IFPB