Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Estudantes do IFPB podem participar do programa Jovens Embaixadores nos EUA
27/12/2010 às 07h56

Estudantes do IFPB podem participar do programa Jovens Embaixadores nos EUA

Estão abertas, até o dia 5 de agosto, as pré-inscrições para o Programa Jovens Embaixadores.

Estudantes do IFPB podem participar do programa Jovens Embaixadores nos EUA

Programa Jovens Embaixadores

Estão abertas, até o dia 5 de agosto, as pré-inscrições para o Programa Jovens Embaixadores, que podem ser feitas clicando aqui. Em sua 9ª edição, o Programa é promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Na Paraíba, a seleção será realizada na Secretaria de Estado da Educação. Estudantes do IFPB, entre 15 e 18 anos, podem participar.

Para 2011, 35 estudantes brasileiros da rede pública irão ao país norte-americano por três semanas, com todas as despesas pagas. O programa busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

O intercâmbio foi criado no Brasil em 2002 e hoje já é replicado em outros 16 países. Desde que foi lançado, 212 jovens brasileiros já foram beneficiados pelo programa.

Para participar do Programa, o interessado deve ter idade entre 15 e 18 anos e atender aos seguintes requisitos: estudar na rede pública de ensino; ter excelente desempenho escolar; possuir engajamento em atividades de responsabilidade social e de voluntariado há pelo menos um ano; ter boa fluência oral na língua inglesa; ter iniciativa e ser comunicativos; demonstrem flexibilidade e facilidade para adaptar-se a realidades e culturas diferentes; manter bom relacionamento em casa, na escola e na comunidade; e, ainda, pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida.

Cronograma

Durante a primeira semana do programa, os participantes irão visitar a capital dos EUA, seus principais monumentos, participar de reuniões em organizações dos setores público e privado, vão visitar escolas e projetos sociais e participar de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Após a primeira semana em Washington, o grupo será dividido em sub-grupos e cada um deles viajará para um estado diferente. Lá, eles serão hospedados por famílias, assistirão a aulas e irão interagir com jovens da sua idade, participarão de atividades sociais e culturais da comunidade e farão apresentações sobre o Brasil.