Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Estudantes realizam prova do PSCT 2012
04/12/2011 às 08h03

Estudantes realizam prova do PSCT 2012

Na busca por uma vaga no ensino federal, 14 mil candidatos concorrem às vagas ofertadas pelo IFPB.

Estudantes realizam prova do PSCT 2012

Candidatos durante a realização da prova

Foram realizadas na manhã deste domingo (04) as provas do tradicional Processo Seletivo para Cursos Técnicos do Instituto Federal de Educação da Paraíba. As provas aconteceram  na capital e em 09 cidades do interior.

De acordo com a Compec, do total de 14.824 inscritos, 3.548 candidatos faltaram as provas. Em João Pessoa, campus que agrega a maior parte dos cursos, foram 1.032 faltas. No interior, faltaram 2.516 inscritos.

No campus João Pessoa, o curso mais concorrido foi o de edificações, com 21,11 candidatos por vaga. Já o curso de técnico em Contabilidade, que está sendo ofertado pela primeira vez, também desperta o interesse de muitos candidatos. É o caso das amigas Nayana Karla Dinis, Rafaella Gomes e Lenice Laurentino, que estão terminando o ensino fundamental, e decidiram  fazer o técnico integrado em Contabilidade.

Candidatos ao PSCT 2“Há uns anos eu tinha feito um curso, que gostei muito, e nele tinha umas matérias sobre contabilidade, que me fascinaram e eu me identifiquei com o curso, por isso escolhi quando fiz minha inscrição”, afirma Lenice Laurentino

Um ano inteiro de estudos e dedicação fazem com que a expectativa no dia da prova seja grande. O sonho de conquistar uma vaga no ensino técnico federal aliado a possibilidade de terminar o ensino médio com uma profissão, ou até mesmo se capacitar em determinada área de interesse, motivam muitos estudantes a participarem do concurso. Antes das 07h da manhã, os candidatos já estavam aglomerados nos portões do IFPB.

Candidato ao PSCTJanelson Lucas Dias Feitosa, está terminando o ensino fundamental e se inscreveu para o curso de Controle Ambiental.  “Eu gosto das coisas que são relacionadas ao meio ambiente, por isso eu quero muito fazer esse curso. Há uns três anos minha irmã estudou aqui e eu fiquei pensando muito em fazer também. Dei uma olhada nos cursos e me interessei por esse. Estudei, mas o nervosismo conta muito, porém estou confiante.”

Estão sendo ofertadas vagas para os cursos dos campi de Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa, totalizando 2534 vagas em 18 cursos (modalidades integrado ao ensino médio e subsequente). O gabarito será divulgado na página da Compec ainda neste domingo. O resultado está previsto para o dia 06 de janeiro.

Texto: Patrícia Nogueira, Daniela Espínola e Íris Souto Maior - Jornalistas do IFPB

Fotos: Petrônio Lins