Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Evento mostra relação do Campus Cabedelo com a comunidade
31/01/2013 às 16h24

Evento mostra relação do Campus Cabedelo com a comunidade

Reitor e pró-reitoras abriram a Semana de Pesquisa e Extensão. Palestra sobre educação popular foi a primeira atividade

Evento mostra relação do Campus Cabedelo com a comunidade

Solenidade foi no Teatro Santa Catarina

A abertura da Semana de Pesquisa e Extensão do Campus Cabedelo do IFPB mostrou que a tônica do evento é destacar a aproximação da equipe de professores, estudantes e técnicos da instituição com a comunidade do entorno. Isso é o que revelaram as falas durante a solenidade realizada no Teatro Santa Catarina na noite dessa quarta-feira. O evento continua até sexta, mostrando, principalmente, a produção de iniciação científica e extensionista.

Em nome do Campus Cabedelo, a organizadora do evento, Keitiana de Souza, coordenadora de Extensão e Pesquisa, destacou que o corpo acadêmico deve ter mente as comunidades de Cabedelo ao traçar a linha de atuação. “Vamos celebrar esse momento de avaliação do trabalho feito com a comunidade. Precisamos entender o nosso papel aqui em Cabedelo, dar as mãos em diálogo uns aos outros, aqui no Campus, para poder trabalhar em prol da cidade”, frisou a professora, destacando os laços feitos com os moradores do Jardim Jericó e da ONG Famílias em Ação, presentes à abertura.

Além de Keitiana, os representantes do Campus presentes à mesa foram o diretor de Ensino, Edilson Ramos, e o diretor de Administração, Roberto de Castro. O evento foi aberto ao som do Hino Nacional, executado pela estudante Brenda Melissa, na clarineta. Representando a Prefeitura de Cabedelo, compareceram a secretária de Ação Social, Vanda Ligia Lucena e o secretário de Meio Ambiente, Walber Farias.

O reitor João Batista de Oliveira frisou em seu discurso que ensino, pesquisa e extensão devem ser um tripé indissociável. “O Campus Cabedelo deu um passo importante com a elaboração dessa semana. Mostra o que pode fazer pela comunidade, pelo habitat. É importante olhar para si, avaliar as competências e esse é o momento. Pelos trabalhos propostos, vemos a integração que há com a cidade. Isso é o que justifica nossa existência”, ressaltou o professor João. De acordo com ele, o ensino cumpre a função de um olhar interno de desenvolvimento, enquanto a pesquisa e a extensão são a expressão disso na sociedade.

A pró-reitora de Extensão, Edelcides Gondim, frisou que o evento valoriza a experiência importante de pesquisa e de relação com a sociedade, o que é o compromisso dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. “Aqui, vemos essa relação com o local e o regional, que é a missão dos IFs por lei”. A pró-reitoria de Pesquisa, Nelma Araújo, parabenizou o evento como chance de “motivar aqueles que não estão engajados ainda em projetos de pesquisa e de extensão a participaram dos editais e estarem aqui no próximo evento”.

A conferência de abertura foi com o professor da UFPB, Dr. Luiz Gonzaga Gonçalves, que abordou “O Ensino, a Pesquisa, a Extensão e os saberes silenciados”. Com 20 anos de experiência sobre Fundamentos Filosóficos da Educação vinculados ao saber popular, ele esclareceu mitos importantes sobre a excessiva valorização do conhecimento acadêmico, em detrimento da sabedoria trazida pela experiência prática, o que deve ser resgatado.

Confira vídeo da equipe da Ascom com depoimentos das autoridades sobre o evento. Programação pode ser acessada nesse link

cabedelo semana aluna clarineta cabedelo palestra keitianacabedelo edelcides

cabedelo plateia cabedelo jbcabedelo palestra

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB