Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Expectativa com a chegada do IFPB
31/08/2011 às 07h08

Expectativa com a chegada do IFPB

Prefeitos falam pela primeira vez ao portal do Instituto Federal sobre a chegada da instituição em seus municípios

Ansiedade marca o cotidiano dos municípios Guarabira, Catolé do Rocha, Esperança, Itabaiana, Itaporanga e Santa Rita. Este foi o clima de satisfação demonstrado pelos gestores municipais que participaram da reunião com o Reitor João Batista de Oliveira Silva e seus auxiliares.

Em todos os municípios contemplados pelo Plano de Expansão III sobressai a expectativa de que a implantação dos campi ocorra o mais breve possível. Para a prefeita de Guarabira, Maria de Fátima Aquino Paulino, onde já existe um Núcleo Avançado, a população já respondeu de forma positiva em relação a chegada do IFPB na cidade, pois houve cerca de 900 inscritos para o processo seletivo do Curso Técnico de Informática Subsequente. O certame acontece neste domingo, dia 05. Segundo a secretária de educação, Michelline Paulino Pereira, o próximo curso a ser implantado será o de Técnico em Contabilidade.

Reuniao prefeitos - Itaporanga

A ansiedade também é grande em Itaporanga, de acordo com a secretária de educação Fátima Caiana. Ela afirmou que não existe nenhum espaço físico com porte de uma instituição federal de ensino superior na cidade, há apenas um pólo de universidade virtual. "Foi muito agradável ouvir as palavras do reitor João Batista a respeito das potencialidades de ensino do IFPB, já que o aluno pode começar no ensino básico, passar pelo ensino superior e fazer pós-graduação na mesma instituição", destacou a secretária. Ela também informou que a prefeitura está fazendo estudos para saber que cursos poderão ser implantados no campus de Itaporanga, mas a gestora acredita que a vocação da cidade seja nas áreas agrícola, de pesca, industrial e construção civil.

De acordo com a secretária de educação de Esperança, Marilene Diniz Rodrigues de Farias, a população está se sentindo privilegiada em receber um campus do IFPB na cidade, onde 500 estudantes universitários se deslocam diariamente para outros municípios em busca de conhecimento. A implantação do campus do IFPB no município trará melhoria para uma população, "que embora pequena (cerca de 31 mil habitantes) é a 13ª cidade em arrecadação de ICMS do estado e, portanto, mostra sua aptidão para o comércio", afirmou o prefeito da cidade, Nobson Pedro de Almeida.

Reuniao prefeitos - dona DidaJá para a cidade de Itabaiana, a implantação de um campus do IFPB foi "um sonho realizado", disse a prefeita Eurídice Moreira da Silva (Dona Dida). Ela completou afirmando que a implantação do Campus irá beneficiar os jovens carentes que não têm condições de sair do município mas que precisam se qualificar.

A prefeita ressaltou que a ampliação da rede federal de educação "foi um grande presente para o agreste paraibano que recebemos da Presidente Dilma". Além disso, o secretário de educação daquele município, Fábio Rodrigues, destacou que a implantação de uma instituição federal de ensino superior irá atender as necessidades da cidade, que por se localizar próximo a cidade de Goiana –PE, onde será instalada uma fábrica da Fiat, irá se tornar um dos municípios fornecedores de mão-de-obra para a fábrica, e para isso precisará qualificar profissionais na própria região.

Os prefeitos e suas equipes estão engajados para que a implantação dos campi seja efetivada Reuniao prefeitos - Esperançarapidamente. A prefeitura de Guarabira já adquiriu um prédio que está sendo reformado para ser a sede embrionária do Campus na cidade. Em Itabaiana, a prefeitura já está procurando terrenos que se adéqüem as exigências estabelecidas pelo MEC. Em Itaporanga, o prefeito já fez a escolha do terreno que será avaliado, em breve, pelo IFPB. A cidade de Esperança já trouxe para a reunião o projeto topográfico de um terreno que a prefeitura pretende doar e para isso só falta a avaliação e aprovação da equipe do IFPB. O prefeito de Esperança, Nobson de Almeida, adiantou que a área é de seis hectares com acesso a rede de água e energia, além de ser localizada em uma rua asfaltada.

Reuniao Prefeitos Reuniao prefeitos - apresentaçao
A expectativa é de que a implantação
ocorra o mais breve possível

Apresentação da topografia do terreno