Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Filosofia e Sociologia em debate no IFPB
30/11/2010 às 20h34

Filosofia e Sociologia em debate no IFPB

Será instalado nesta quarta-feira, dia 1, um Fórum Sistêmico para debater a importância da inserção da Filosofia e da Sociologia no currículo dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal da Paraíba.

Filosofia e Sociologia em debate no IFPB

Campus João Pessoa do IFPB

Será instalado nesta quarta-feira, dia 1, um Fórum Sistêmico para debater a importância da inserção da Filosofia e da Sociologia no currículo dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal da Paraíba.

De acordo com o diretor-geral do Campus João Pessoa, professor Joabson Nogueira de Carvalho, trata-se de uma exigência da Lei 11.684 de junho de 2008.

Para atender esse expediente legal, a instituição vem dando passos importantes a exemplo da recente contração de cinco professores.

Estas mudanças, segundo Nogueira, impõem ao IFPB uma revisão na matriz curricular e uma redistribuição da carga horária dos professores. “Tudo isto visa atender a legislação e provocar uma reflexão sobre o papel do conhecimento filosófico e sociológico na formação do educando e na análise da vida social”, acrescenta.

Para democratizar as discussões no âmbito do IFPB será instalado, nesta quarta-feira(1º), um Fórum Sistêmico. A iniciativa visa permitir a reflexão, pelo conjunto dos professores de Sociologia e Filosofia, coordenadores de áreas e cursos, coordenação pedagógica e departamentos pedagógicos da instituição, sobre a importância da inserção da Filosofia e da Sociologia no currículo escolar.

A chefe do Departamento de Educação Profissional, professora Cristina Madeira, ressalta que, independentemente da lei, em algumas disciplinas do IFPB os estudantes têm aulas de educação e direitos humanos, que contemplam temáticas filosóficas. Outras matérias sobre educação, trabalho e história da Paraíba, também trazem assuntos de filosofia e sociologia. “Todas essas matérias contribuem para a formação dos jovens e os fazem refletir”, afirma.

O evento acontece numa organização da Coordenação de Ciências Humanas e do Departamento de Educação Profissional, com apoio da Pró-reitoria de Ensino, Diretoria de Articulação Pedagógica e de Assuntos Estudantis.

LEIA MAIS SOBRE A PROGRAMAÇÃO

DATA: 01/12/2010
LOCAL: Sala 1 do Bloco de Informática do Campus João Pessoa.

9h00 Abertura

9h30 Mesa redonda: O ensino de sociologia e filosofia no IFPB a partir da lei 11684/2008

Prof. Dr. Severino José de Lima (Sociologia/UFCG) e Prof. Dra. Tânia Rodrigues Palhano  (Educação/UFPB)

12h00 Almoço