Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Fórum Estadual de Educação da Paraíba discute a CONAE 2014
Ações do documento
18/12/2012 às 10h11

Fórum Estadual de Educação da Paraíba discute a CONAE 2014

— registrado em:

Encontro foi na FIEP em Campina Grande.

Discutir as práticas educacionais e a organização das Conferências Municipais/Intermunicipais, Estadual e Nacional de Educação que serão realizadas em 2013 e 2014. Estes foram alguns dos objetivos do II Encontro do Fórum Estadual de Educação da Paraíba que aconteceu nesta segunda-feira (17) no auditório da FIEP em Campina Grande.

O encontro que reuniu cerca de 250 participantes foi transmitido em tempo real pela TV IFPB. O tema central foi o FEEPB e a Construção da CONAE 2014. O Fórum Estadual de Educação é formado por 24 entidades, entre elas o IFPB, que teve como representantes o Pró-Reitor de Ensino, Paulo de Tarso Costa Henriques, e a professora Zoraida Arruda, Coordenadora do Proeja.

A primeira mesa redonda sobre a “CONAE e as Políticas Públicas de Articulação ente os Sistemas de Ensino” foi coordenada pela professora Zoraida Arruda. Os expositores foram Geraldo Grossi Júnior, Diretor de Cooperação e Planos de Educação da SASE/MEC, e Yêda Nogueira, Presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação. A representante da UNCME chamou a atenção para a importância da gestão democrática e disse que a “Escola é o maior serviço público na educação”.

No período da tarde a Coordenadora Geral do Fórum, Giselda Freire, falou sobre a Conferência Nacional de Educação que acontecerá de 17 a 21 de fevereiro de 2014 em Brasília. Ela detalhou os sete eixos centrais que farão parte da CONAE e o calendário preparatório. As Conferências Municipais/Intermunicipais de Educação devem ser realizadas entre março e junho de 2013, a Conferência Estadual entre julho e Setembro de 2013 e a inserção de emendas no Sistema Nacional da Relatoria deve acontecer até 15 de outubro de 2013.

A última mesa redonda sobre a “Educação em Tempo Integral nas Escolas Públicas da Paraíba” foi coordenada por Raimundo Nonato Oliveira Furtado, do SINTEF-PB.  A Consultora de Currículos e Educação Integral da SEB/MEC, Samira Bandeira, exibiu vídeos sobre o Programa Mais Educação e cobrou mais vontade política para implementá-lo.

Maria da Conceição da Nóbrega Carreiro, Coordenadora do Programa Mais Educação, em Patos, ressaltou o envolvimento da comunidade e os benefícios obtidos na cidade “Conseguimos diminuir a evasão escolar e melhorar a autoestima dos alunos” disse. Segundo a Gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Educação, Aparecida Uchoa, oito escolas na Paraíba já compartilham esta experiência.

O professor Neroaldo Pontes encerrou o Fórum destacando a necessidade de uma educação integrada. “Os desafios são muitos, mas precisamos ousar”disse.

Fórum Educação 1
Fórum Educação 2   Fórum Educação 3
Fórum Educação 4  Fórum Educação 5   Fórum Educação 6

Ascom do IFPB