Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Funetec inicia projeto de Qualificação Profissional de Jovens e Adultos
25/07/2011 às 06h57

Funetec inicia projeto de Qualificação Profissional de Jovens e Adultos

A aula inaugural do QPEja foi realizada nesta sexta-feira, dia 22.

Funetec inicia projeto de Qualificação Profissional de Jovens e Adultos

A solenidade aconteceu no ginásio de esportes do IFPB

Com o objetivo de qualificar jovens e adultos estudantes do EJA em escolas municipais, a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) dá inicio ao projeto QPEja (Qualificação Profissional de Educação de Jovens e Adultos). A aula inaugural foi realizada na noite desta sexta-feira, dia 22, no ginásio do IFPB.

O projeto, realizado em parceria com a secretaria de educação do município, atende a cerca de 1040 alunos, divididos em 52 turmas. “A importância deste projeto está na geração de novas perspectivas aos participantes, uma vez que eles terão a oportunidade de se qualificar e aperfeiçoar para buscar uma nova profissão”, explica o gerente de negócios e projetos da Funetec, Eduardo Zimmer.

Os cursos de qualificação oferecidos são: cuidador de idosos, arte culinária, pedreiro de acabamento, eletricista predial, bombeiro hidráulico, mosaico e pintura decorativa e corte e escova.

As aulas serão ministradas na Funetec, nas sextas-feiras, com início no dia 29. Nos demais dias (de segunda a quinta) os alunos assistem às disciplinas do currículo básico nas escolas municipais em que estão matriculados.

As disciplinas da qualificação serão ministradas por professores, alunos concluintes e ex-alunos do IFPB. Durante a aula inaugural foram apresentadas as ementas e conteúdos do curso.

Este é o primeiro ano do projeto QPEJA. No entanto, a Funetec realiza constantemente trabalhos em prol da responsabilidade social. Atualmente estão em andamento o ProJovem Trabalhador e o ProJovem Urbano, ambos em parceria com a prefeitura do João Pessoa. "Para este ano está confirmado ainda o curso preparatório para ingresso no IFPB, com aulas aos sábados, destinadas aos alunos da rede municipal. As inscrições já estão abertas. O início está previsto para 06 de agosto", afirma Eduardo Zimmer.

A solenidade contou com a participação dos alunos matriculados, além do Reitor do IFPB, Prof. João Batista de Oliveira Silva, do Pro Reitor de Ensino, Prof Paulo de Tarso Costa Henriques, da coordenadora municipal do EJA, Cidilene Andrade, do Gerente de Ensino da Funetec, Profª Helena Mercedes, da Coordenadora do projeto, Prof Maria Auxiliadora e do Gerente de Negócios e Projetos da Funetec, Eduardo Zimmer.

Funetec mesa solene  funetec aula inaugural
 Funetec aula inaugural 2  Funetec aula inaugural 3

*Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB