Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Governo lança nova versão do Programa Mulheres Mil
16/08/2011 às 06h04

Governo lança nova versão do Programa Mulheres Mil

Cerca de 100 mil mulheres serão capacitadas para o mercado de trabalho até 2014.

Governo lança nova versão do Programa Mulheres Mil

Alunas do Mulheres Mil em solenidade em Brasilia

O Governo Federal lançou no último dia 11, em Brasília (DF), o Programa Mulheres Mil. A iniciativa visa formar e inserir 100 mil mulheres no mercado de trabalho até 2014.

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) já vem participando do Programa desde 2007 por meio de um projeto piloto desenvolvido pelo governo brasileiro com universidades canadenses.

Ao longo desse período, o IFPB possibilitou a educação profissional a cerca de 100 mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social e que não tiveram oportunidade de estudar e nem de ser inseridas no mercado de trabalho.

Segundo informou o reitor do IFPB, professor João Batista de Oliveira Silva, o Programa passa, a partir de agora, a ser executado por meio dos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e das secretarias de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres.

O reitor João Batista, a gerente do Programa Mulheres Mil no Estado, professora Maria Zélia Batista Guedes e a aluna Maria Aparecida Batista Marinho acompanharam a solenidade de lançamento ocorrida no auditório do MEC. O evento também foi presenciado por vários reitores da Rede Federal e um grupo de alunas do Programa.

Relatório do Ministério da Educação aponta que por intermédio de 13 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, o projeto atendeu mil mulheres em 13 estados do Norte e Nordeste.

“Agora, será efetivado em todo o país e, ainda neste ano, 100 campi da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica deverão beneficiar 10 mil mulheres com a aplicação do programa”, destacou o ministro da educação, Fernando Haddad, durante o ato de lançamento.

A gerente do Programa Mulheres Mil na Paraíba Zélia Batista ressaltou a importância da ampliação do Programa e destacou o privilégio dos institutos federais contribuírem para minimizar os índices de miséria e pobreza no Brasil.

No dia seguinte, a gestora Zélia Batista participou de uma reunião entre a diretora de integração da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Patrícia Barcelos e a coordenadora nacional do MM Stela Rosa.

A única aluna do Mulheres Mil da Paraíba presente no evento em Brasília foi Maria Aparecida Batista Marinho. Ela disse que foi uma experiência ótima. “No começo senti medo e insegurança, pois nunca tinha andado de avião, mas depois relaxei e fiquei mais tranqüila”, declarou Aparecida, acrescentando que Brasília chamou sua atenção pela beleza, organização, limpeza e as pessoas que são muito educadas.

Emocionada, Ela afirmou que foi a primeira viagem que realizou para um local tão distante, revestindo-se de uma experiência muito positiva. “Pois me fez conhecer outras participantes do Programa Mulheres Mil, fazer amizades, conhecer gente nova, pessoas que me identifiquei”, finaliza a aluna Maria Aparecida.

solenidade mulheres mil solenidade mulheres mil 2 solenidade mulheres mil 3
 solenidade mulheres mil 4 solenidade mulheres mil 5 solenidade mulheres mil 6