Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Grupo de Capacitação Interministerial na Área de Pesca visita Diretoria de Portos
Ações do documento
24/05/2012 às 11h10

Grupo de Capacitação Interministerial na Área de Pesca visita Diretoria de Portos

— registrado em:

A comitiva foi recebida Vice-almirante Ilques Barbosa Júnior na Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil

O Grupo de Capacitação Interministerial na Área de Pesca, composto pela SETEC/MEC, Marinha do Brasil e Ministério da Pesca, realizaram, nos dias 17 e 18 de Maio, uma visita a Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, onde tiveram audiência com o Vice-Almirante Ilques Barbosa Junior - Diretor de Portos e Costas e toda sua equipe.

Para a diretora do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM), Margareth Rocha, a reunião foi bastante produtiva e a parceria com a Marinha do Brasil é sem dúvida um fato histórico para o CRPNM, que pertence ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. 

“Faz muito tempo que pescadores e a comunidade de Cabedelo e adjacências esperam pela implantação dos cursos no CRPNM e graças a Deus agora as águas moveram-se para beneficiar muitas pessoas que não têm condições financeiras de sair para outros estados para realizar esses cursos e quem sem dúvida trará grandes benefícios”, pontuou Margareth, que é também representante do IFPB no GT Interministerial. 

Como parte das atividades foi realizada uma visita a CONTTMAF para conhecer todo trabalho desenvolvido na área de simulação de navegação onde o grupo foi recepcionado pelo Presidente da Confederação, Sr. Severino Almeida Filho e pelo Coordenador de atividades da Fundação Homem do Mar, Sr. Diego Tavares Bonfim.

Recepcionado pelo Vice Presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquáviários e Afins - FNTTA, Sr. Luis Penteado, o GT deu continuidade a conclusão de matrizes curriculares dos cursos de aquaviários, que estão sendo reformuladas de acordo com as regras internacionais da Internacional Maritime Organization - IMO e pela International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Fishing Vessel Personnel - STCW-F, e aprimoramento da minuta do Termo de Cooperação entre SETEC/MEC para creditação dos IF para ministrarem o cursos da Marinha do Brasil da área de pesca. 

Ascom do IFPB