Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Grupo de Robótica Livre promove competições na Capital
Ações do documento
13/11/2013 às 10h26

Grupo de Robótica Livre promove competições na Capital

— registrado em:

Os eventos acontecem dentro da IX Semana de Ciência e Tecnologia do Campus João Pessoa.

O Grupo de Robótica Livre do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) está realizando duas competições durante a IX Semana de Ciência e Tecnologia que acontece no Campus João Pessoa ao longo desta semana.

A primeira competição foi uma corrida de potencial realizada no final da tarde desta terça-feira (12), no pátio da unidade em Jaguaribe. Esta atividade mostrou a conversão de energia potencial em energia cinética por meio da invenção de pequenos veículos, favorecendo a criatividade dos alunos do Ensino Médio.

“Além disso, buscamos com essa programação despertar o nosso alunado para o mundo das ciências exatas, em especial às áreas de engenharia”, afirmou o professor doutor Ilton Barbacena. Ele informou ainda que a corrida de potencial foi inspirada em uma competição similar ocorrida no IFCE, Campus Fortaleza. Veja neste link. 

A segunda competição acontece nesta quarta-feira, dia 13, no mesmo local, com uma corrida de robôs, estes construídos no Campus João Pessoa, pelos alunos que integram o Grupo de Robótica Livre. As atividades de hoje começam às 13h30 com uma palestra mostrando o funcionamento dos robôs, sua utilidade e as regras da competição. Montagem kits de robôA competição propriamente dita começa às 14h30 com a participação de 10 kits para montagem dos robôs. 

“Vale a pena salientar que as atividades pedagógicas envolvendo as duas competições visam despertar o interesse dos alunos às áreas de engenharias, automação, construção civil e informática”, ressalta o professor doutor Francisco Fechine.

Ele destacou o trabalho que o Grupo de Robótica Livre do IFPB vem realizando no âmbito da Instituição. “Somos um grupo formado por docentes e alunos ligados a área de engenharia que a cada dia conquista novos espaços”, finaliza o professor destacando a participação deles em evento na capital federal. 

O campeonato mundial de futebol de robótica que acontecerá em 2014, em João Pessoa, será a primeira vez deste evento aqui no Brasil e irá despertar o interesse dos jovens nesta área. Confira aqui outras informações sobre esta competição. 

Semana Ciência e Tecnologia Campus JP  Semana Ciência e Tecnologia Campus JP 
Semana Ciência e Tecnologia Campus JP   Semana Ciência e Tecnologia Campus JP

Fotos: programadores visuais Luzivan Silva e Pablo França

* Filipe Donner – Coordenador de Comunicação Social do IFPB