Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias GT Interministerial se reúne no IFPB
22/11/2012 às 11h38

GT Interministerial se reúne no IFPB

O Grupo de Trabalho Interministerial de Formação e Capacitação Profissional de Trabalhadores da Pesca se reuniu durante três dias na Reitoria do IFPB

GT Interministerial se reúne no IFPB

Reunião do GTI - Formação e Capacitação do Pescador Profissional

O Grupo Técnico de Trabalho Interministerial (GTI) de Formação e Capacitação Profissional de Trabalhadores da Pesca concluiu nessa quinta-feira (22) a série de reuniões que estavam sendo realizadas desde terça-feira (20), na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). A reunião contou com a presença do pró-reitor de ensino Paulo de Tarso Costa Henriques, na ocasião, representado o reitor do IFPB João Batista de Oliveira Silva.

Dentre os pontos de pauta da reunião estava a apresentação na Reunião Extraordinária do Conselho Nacional dos Institutos Federais (CONIF), onde foi oficializado o Acordo de Cooperação Técnica com a Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha. O Acordo que permite os Institutos Federais a ministrar cursos para Aquaviários Marítimos, Fluviários e Pescadores foi assinado nesta terça-feira (20). Leia a matéria.

O pró-reitor de Ensino Paulo de Tarso destacou a conjuntura positiva para a área de pesca. “Este é um momento especial para o crescimento do ensino na área de pesca uma vez que vários ministérios estão confluindo para dar o devido valor aos recursos marítimos, permitindo que estes sejam acessados e ao mesmo tempo protegidos”.

A diretora do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima Margareth Rocha avalia positivamente os três dias de reunião. “O resultado está sendo maravilhoso, já estamos traçando juntamente com a Marinha, os cursos vão ser ofertados para o próximo ano”, ressalta.

A professora destacou também o entusiasmo dos pescadores que serão beneficiados com os cursos. “A comunidade de pescadores de Cabedelo está vibrando com o resultado dessa parceria porque muito deles chegavam a fazer empréstimos para fazer os cursos em outros lugares e agora a partir do próximo ano eles já vão poder iniciar os cursos através do IFPB. Várias ações estão sendo montadas em torno disso para dar estruturações a estes cursos”, conta.

Outros eventos estão previstos para o início do próximo ano, a exemplo da Primeira Semana da Pesca e Navegação que vai ser realizada em conjunto com a Marinha do Brasil, também estão previstas palestras e cursos.

Parceria - Nesta quinta-feira, a reunião teve entre os convidados o prefeito eleito de Cabedelo José Maria Lucena Filho, que falou da importância da manutenção da parceria entre a Prefeitura e o IFPB. “A Prefeitura Municipal de Cabedelo já é parceira do IFPB, desde o início a implantação da Instituição na cidade, quando foi feita a doação do Centro de Formação Profissional, onde funcionam atualmente os diversos cursos do Instituto. O IFPB tem fundamental importância para a qualificação da população, não só dos moradores de Cabedelo, mas também de cidades vizinhas”, comenta.

Iris Souto Maior – Jornalista da Reitoria/Ascom