Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Guarabira amplia laboratórios para alunos
25/01/2012 às 15h31

Guarabira amplia laboratórios para alunos

Reitor e pró-reitor conversaram com alunos durante visita a nova unidade no Brejo na ocasião da assinatura de posse do terreno

Guarabira amplia laboratórios para alunos

Reitor conversa com alunos pioneiros de Guarabira

O Campus do IFPB em Guarabira, mesmo sendo o mais recente da instituição, já está cuidando de ampliar a infra-estrutura destinada aos seus estudantes. Um laboratório de manutenção de computadores está sendo montado para as aulas do curso técnico subseqüente em Informática. Atualmente, são duas turmas, uma no turno da tarde e outra à noite.

Após a assinatura de doação do terreno para a construção do prédio definitivo, o reitor João Batista de Oliveira Silva, e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Interiorização, Antônio Carlos Varela, foram visitar a turma da tarde, no primeiro laboratório de informática, que tem capacidade para 30 alunos. Eles estavam acompanhados do diretor-geral em Guarabira, Umberto Gomes Junior, que mostrava as benfeitorias já realizadas no prédio do Colégio Paulo VI, que foi cedido pela Arquidiocese para as aulas pioneiras do IFPB na cidade.

O reitor destacou na conversa com os estudantes que a abertura de novas vagas na região, através do IFPB, é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada, já que o índice de jovens fora das salas de aula, no país é muito elevado. Ele frisou a imensa procura no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a primeira turma do curso superior de tecnologia em Gestão Comercial, que oferece 30 vagas no semestre 2011.1.
Além dos alunos do curso técnico subseqüente, o IFPB em Guarabira já passa a ofertar também no período 2012.1, o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Contabilidade. Foram 30 classificados e as matrículas estão em curso. Também vão ingressar mais 60 novos estudantes do curso técnico em Informática, que foram selecionados pelo PSCT 2012.

Em sua conversa com os alunos, o pró-reitor lembrou que também foi aluno da instituição, assim como o professor João Batista, e reiterou o privilégio que os estudantes têm de participar do processo de regionalização da educação federal no ensino técnico e tecnológico. “Vocês estão ingressando em uma instituição que tem mais de 100 anos de experiência em uma educação diferenciada. Qualquer curso que ofertamos vai proporcionar o aprendizado prático, assim, você sai daqui com uma formação e também uma preparação para o mercado de trabalho. E pode verticalizar o ensino: começar no nível médio e em outro curso galgar a educação superior”, destacou Varela.

Os dois gestores também visitaram o andar de cima do prédio, que ainda não é utilizado e deve passar por adaptações para futuras atividades. Eles também se interaram sobre o processo de expansão da internet sem fio no prédio. O Campus deve receber o reforço de mais dois professores recém-aprovados no último processo seletivo realizado. João Batista e Varela se confraternizaram com a equipe de servidores pioneiros do IFPB em Guarabira.

*Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB
*Foto: Petrônio Lins – técnico em audiovisual do IFPB