Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Homenagem ao Dia dos Professores
14/10/2011 às 14h46

Homenagem ao Dia dos Professores

Confira a mensagem do reitor João Batista de Oliveira aos docentes de todo o IFPB

Homenagem ao Dia dos Professores

Clique na imagem para ampliar e ler o texto

Nesse dia 15 de outubro, todos os professores do Brasil vão ser homenageados. No Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba, muitos estarão dando aulas nesse sábado. E é para cada um desses docentes que dedicam seu cotidiano aos estudantes que o reitor João Batista de Oliveira Silva, também um professor dessa instituição, dedica uma mensagem especial. Clique na imagem para ampliar e ler o texto.

O dia 15 de outubro foi associado aos professores por ser um dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila. No Brasil, em 1827, o Imperador Pedro I escolheu esse dia para baixar o Decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil e por isso também a data ficou relacionada aos docentes.

Somente em 1947, ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor. Porém só foi oficializada nacionalmente no Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963, que dizia que "para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Ascom do IFPB