Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Bruxaxá será transformado em Hotel Escola
11/02/2011 às 09h26

Bruxaxá será transformado em Hotel Escola

A proposta poderá resultar no primeiro campus temático voltado para o turismo na Paraíba

Bruxaxá será transformado em Hotel Escola

Hotel Bruxaxá em Areia

reuniao hotel bruxaxa 2reuniao hotel bruxaxaO edifício de 3.120 m², antigo hotel Bruxaxá, na cidade de Areia, construído dentro de uma área de 3,35 hectares, deverá ser transformado em um Hotel Escola.Se os planos do Instituto Federal da Paraíba e do Governo do Estado fluírem, a proposta poderá resultar no primeiro campus temático voltado para a indústria do turismo na Paraíba.
O projeto de R$ 7,0 milhões será vinculado à reitoria do IFPB e funcionará como escola de formação técnica em hotelaria e turismo.Técnicos do Governo do Estado e do Instituto Federal da Paraíba estão elaborando o documento que atesta a re-qualificação do empreendimento desativado desde 2008.
A articulação embrionária do projeto é da Pró-reitoria de Extensão do IFPB, da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba e da PBTUR. Forças políticas da região do brejo paraibano também integram as discussões primárias. Uma delas é o deputado estadual Tião Gomes.
De acordo com o reitor João Batista de Oliveira Silva, o campus seria instituído dentro do Plano de Expansão III da Rede Federal de Educação Profissional, aproveitando a estrutura já construída composta por piscinas para adulto e crianças, salões de jogos, sala de carteados, quadra de voleibol, parque infantil, salão de redes, sala de estar, lojas, snack-bar, bar da piscina, lavanderia, orquidário e salão de convenções, e 34 apartamentos, sendo duas suítes nobres.
O projeto de re-qualificação do Hotel Bruxaxá orienta o Governo do Estado na transferência daquele patrimônio para o IFPB. Em contrapartida o Instituto ficaria com a responsabilidade de implantar e manter funcionando um hotel escola eco-eficiente nas áreas social e ambiental, além compensar e ajustar as atuais instalações que não oferecem acessibilidade a pessoas portadoras de necessidades especiais.
Uma vez transformado, o secretário estadual de turismo e desenvolvimento econômico Renato Feliciano disse que o Hotel Escola trará um grande impulso para o desenvolvimento da indústria do turismo com a qualificação das empresas, dos trabalhadores e prestadores de serviço nas áreas de hospitalidade e lazer.
Para a presidente da PBTUR Ruth Avelino, o Hotel Escola, com a marca do IFPB, vai ser um mecanismo fantástico para a população estudantil, que será capaz de aprender as habilidades necessárias para executar um hotel de quatro estrelas.
Já o deputado estadual Tião Gomes classifica a transformação do antigo Hotel Bruxaxá em um hotel escola como empreendimento de excelência no setor de hospitalidade, protegendo a reputação da indústria do turismo paraibano como destino privilegiado com belezas naturais, profissionais qualificados e receptivos acolhedores.
“Precisamos de trabalhadores e empresas com expertise em hotelaria, gastronomia, entretenimento capazes de oferecer suporte para os destinos turísticos de todas as regiões do estado, a exemplo das opções do brejo paraibano: Caminhos do Frio e Caminhos dos Engenhos”, sugere o deputado estadual Tião Gomes.
A pro-reitora de extensão do IFPB, professora Edelcides Gondim, disse que novas reuniões estão agendadas entre as duas partes, visando aprofundar a proposta de transformar o antigo Hotel Bruxaxa em Hotel Escola. “Temos outros pontos na pauta de discussão de interesse recíproco. Um deles é a implantação do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima que o IFPB está empreendendo em Cabedelo”, finalizou a professora Edelcides.

* Filipe Donner - Jornalista

Foto - Petrônio Lins