Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias I Encontro de Comunicadores do IFPB vai iniciar nessa quinta-feira
09/11/2011 às 13h02

I Encontro de Comunicadores do IFPB vai iniciar nessa quinta-feira

Palestras e mesas-redondas vão estimular a formação de um novo Plano de Comunicação para a instituição

I Encontro de Comunicadores do IFPB vai iniciar nessa quinta-feira

I Encom se encerra no sábado

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) vai realizar dessa quinta-feira, 10 de novembro, até sábado, o I Encontro de Comunicadores da instituição. O evento é um marco da nova fase da organização, em que diversos profissionais da área de comunicação social foram contratados nos últimos anos reforçando o setor e impulsionando a visibilidade do IFPB. Com a expansão da instituição para diversas cidades, outros colaboradores se agregaram à equipe e esse é o primeiro encontro para unificar procedimentos, debater novas ferramentas e iniciar a construção do Plano de Comunicação Social 2012.

O Encontro vai ocorrer no Auditório José Marques, no Campus João Pessoa, mas o evento tem apoio do Campus Campina Grande. A abertura está aberta a todo o público com uma palestra sobre “Como exterminar o stress”, com a terapeuta Lygya Maya. Além da Comunicação Social, a equipe do Audiovisual e os programadores visuais que atuam na Educação à Distância também vão estar engajados no evento, bem como os colaboradores espalhados nos novos campi do IFPB. Projetos mais recentes, como o Núcleo de Rádio do IFPB, com o projeto Caravana da Educação, a TV IFPB, as Mídias Sociais, como o twitter e o flickr, bem como o site do Netdeq, vão ser apresentados à plateia.

Para estimular a reflexão, o evento traz nomes de peso da Comunicação na Paraíba para palestras e debates. Entre eles, os jornalistas Rubens Nóbrega, durante muitos anos o responsável pela comunicação da UFPB, Lívia Karol Araújo, secretária adjunta de Comunicação Institucional do Governo da Paraíba a professora Sandra Moura, diretora do Pólo Multimídia da UFPB, Walter Galvão, editor do jornal Correio da Paraíba, Xhico Raimerson, diretor de Mídias Sociais e Governo Eletrônico da Secom-PB, e William Medeiros, cartunista.

Representando a Rede de Educação Profissional e Tecnológica, o jornalista Áureo Cardoso vai fazer um relato de experiência sobre o trabalho em rede no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. O diretor-geral do Campus Campina, Cícero Nicácio Nascimento, também vai contribuir com as discussões que relacionam comunicação e educação.

O evento ainda pretende oficializar o Fórum de Comunicadores do IFPB (Focom), uma instância de produção e circulação de informação, composto por profissionais e pesquisadores da comunicação do IFPB. Grupos de trabalho devem ser formados para dar início ao projeto de construção do Plano de Comunicação Social 2012. A ideia é padronizar conceitos, uniformizar o uso de ferramentas e integrar as diversas áreas que envolvem a comunicação.

A comissão organizadora desse evento é composta pelos profissionais Filipe Francilino de Sousa, Ana Carolina Abiahy, Patrícia Nogueira, Daniela Espínola, Juliana Vasconcelos, Felipe Vilar, Petrônio Lins, Luzivan Silva, Pablo França de Freitas, Iris Souto Maior e Jerusa Farias de Sousa.

Clique aqui para ter acesso ao folder do I Encom

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB