Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias I Encontro Estadual do Fórum de Educação da Paraíba acontece no IFPB
21/05/2012 às 09h24

I Encontro Estadual do Fórum de Educação da Paraíba acontece no IFPB

O evento será realizado nesta quinta-feira (24) e contará com a presença de profissionais da área para discutir os desdobramentos do Plano Nacional de Educação.

O Fórum Estadual de Educação da Paraíba realizará seu I Encontro neste dia 24 de maio, das 08h às 17 horas, no auditório José Marques, no IFPB, Campus João Pessoa.

O Fórum é um órgão permanente e tem dentre suas atribuições a de participar do processo de concepção, implementação e avaliação da política nacional e estadual de educação. Participam do Fórum representantes de órgãos públicos, autarquias, entidades e movimentos sociais.

A abertura do Encontro contará com a presença do Coordenador do Fórum Nacional de Educação, Francisco das Chagas Fernandes e do Secretário Estadual de Educação, Harrison Targino. A primeira mesa de debates será com o Deputado Federal Carlos Augusto Abicalil, que irá expor sobre o tema “O novo Plano Nacional de Educação: balanço e perspectivas”. A debatedora será a professora da UFPB Adelaide Alves dias.  No turno da tarde, haverá a exposição do tema “O Plano Estadual de Educação que temos e o que queremos”, pelo professor José Francisco de Melo Neto e, para o debate, o professor Éder da Silva Dantas da UFPB.

Para a Coordenadora Geral do Fórum, Giselda Freire Diniz, o encontro visa aprofundar as discussões sobre o Projeto de Lei nº 8.035/2010 que trata do novo PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, em tramitação no Congresso Nacional. “Paralelo a isso, por meio desse Fórum, estará sendo aberto o debate sobre a revisão do PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, assim como a reestruturação ou construção dos PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO, visando ao estabelecimento de metas exequíveis para os próximos 10 anos, que contribuam para a qualificação da educação no Estado”, explica a Coordenadora Giselda Freire.

Compõem o Fórum, representantes da Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação (CEE), da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa (Ceal); da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB); da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); e da União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação (UNCME), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais em Educação (Anfope); a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (Anped), Fórum EJA, Senai, Sesi, Sintep, Ubes, Une e outros órgãos.

O IFPB é representado no Fórum pelo professor Paulo de Tarso Costa Henriques (titular) e pela professora Zoraida Almeida Arruda (suplente). Participam também o Prof. Raimundo Nonato, representando o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Educação Básica e Tecnológica da Paraíba (Sintef-PB) e a aluna Josiete Mendes, representando a União Nacional dos Estudantes (UNE).

O evento será transmitido ao vivo pela TV IFPB e pelo Twitter. A cobertura poderá ser acompanhada também por este portal.

*Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB / Reitoria / Ascom