Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias I Encontro Estadual do Fórum de Educação reúne autoridades no auditório do IFPB
Ações do documento
24/05/2012 às 12h01

I Encontro Estadual do Fórum de Educação reúne autoridades no auditório do IFPB

— registrado em:

Encontro visa aprofundar as discussões sobre o plano nacional de educação, em tramitação no congresso nacional. Acompanhe ao vivo direto do site da TV IFPB.

O IFPB está sediando o I Encontro Estadual do Fórum de Educação da Paraíba. A abertura do evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (24) e reuniu autoridades ligadas a área de educação. O evento se estende durante todo o dia para aprofundar as discussões sobre o Plano Nacional e Estadual de Educação, e ainda, estabelecer metas para os próximos 10 anos, contribuindo efetivamente para a qualificação da educação no Estado.

O Secretário Estadual de Educação, Harrison Targino, externou sua satisfação em estar presente no Fórum e afirmou o apoio da secretaria no fomento e na interlocução das discussões sobre o Plano Nacional e Estadual de Educação. “É importante que a construção das políticas públicas partam de um diálogo participativo e democrático em busca de melhorias na qualidade da educação ofertada por nosso Estado”, afirmou o Secretário.

Harrison lembrou ainda que o Estado está empenhado para, em conjunto com o Governo Federal, resolver os dilemas da educação: “É preciso aumentarmos a velocidade na busca de soluções, refletir prioridades. Esperamos que o Plano garanta melhores salários para nossos profissionais”. Por fim, o secretário declarou estar de portas abertas para o diálogo, na tentativa de tentar resolver as divergências na educação.

Já o Reitor do IFPB, Professor João Batista de Oliveira Silva, pautou seu discurso no potencial que o país e, em especial, a Paraíba apresentam. “Temos bons profissionais que são absorvidos pelo mercado internacional. É necessário que se crie condições para a permanência deles aqui, com um país mais qualificado e mais profissionalizado”, enfatizou o Reitor. João Batista destacou ainda que, só a através da educação, se conseguirá diminuir as desigualdades sociais: “Para isso, temos que trabalhar as bases para que o ensino superior seja melhor”. O reitor lembrou ainda da necessidade de valorização da classe de professores, para que os mesmos tenham motivação para desempenhar seu papel na escola.

“O Fórum é uma instância participativa e democrática e está sendo acompanhado pelo Ministério da Educação o que significa um diferencial. Este é um momento de inquietação por parte dos educadores, pois estamos em meio a aprovação do novo Plano Nacional de Educação, por parte do Congresso.”, destacou a Coordenadora Geral do Fórum Estadual de Educação, professora Giselda Freire.

Além do Secretário de Educação da Paraíba, Harrison Targino, do Reitor do IFPB, João Batista de Oliveira Silva, da Coordenadora Geral do Fórum Estadual de Educação, Giselda Freire, outras autoridades participaram da solenidade de abertura, como o Coordenador do Fórum Nacional de Educação e representante do MEC, professor Francisco das Chagas Fernandes e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e União Nacional dos conselhos Municipais de Educação e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Paraíba.

Após a abertura solene do I Encontro, foi dado início aos debates com a exposição do tema: "O Novo Plano Nacional de Educação: Balanço e Perspectivas", pelo Professor Carlos Augusto Abicalil, tendo a contribuição do professor Francisco das Chagas Fernandes e da professora Rita de Cássia Cavalcanti Porto.

No turno da tarde, os debates versam sobre o tema “O Plano Estadual de Educação que temos e que queremos”, apresentado pelo professor José Francisco de Melo Neto e com o professor Éder da Silva Dantas como debatedor.

Todo o evento está sendo transmitido ao vivo pela equipe da TV IFPB. Clique aqui para acessar o site e acompanhar os debates.

*Patrícia Nogueira - Jornalista da Reitoria / Ascom