Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB abre II Encontro Nacional do Núcleos de Pesquisa Aplicada em Aquicultura
Ações do documento
07/12/2010 às 09h19

IFPB abre II Encontro Nacional do Núcleos de Pesquisa Aplicada em Aquicultura

— registrado em:

Incentivo ao desenvolvimento das comunidades pesqueiras através de políticas públicas de alfabetização e desenvolvimento de técnicas aplicadas a pesca foram destaque na solenidade de abertura do II Encontro Nacional do NUPAS.

IFPB abre II Encontro Nacional do Núcleos de Pesquisa Aplicada em Aquicultura

Autoridades compõem a mesa

Com o objetivo de capacitar profissionais para potencializar a produção do pescado no Brasil, foi aberto, nessa segunda-feira (6), o II Encontro Nacional do Núcleos de Pesquisa Aplicada em Aquicultura (NUPAS), no Campus João Pessoa do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) prosseguindo até sexta-feira, 10 de dezembro.

 O secretário de Infraestrutura e Fomento do Ministério da Pesca e Aquicultura, José Claudenor Vermohlen, que integrou a mesa de abertura do evento, destacou a importância do trabalho dos NUPAS no avanço da alfabetização de jovens e adultos. “Com a ajuda dos Núcleos o Brasil avançou na educação”, Afirmou. Ainda segundo o secretário, programas como Pescando Letras e Pescando Cidadania proporciona “o resgate da cidadania dos moradores de comunidades de pescadores em todo Brasil”, afirma.

 O Reitor do IFPB, João Batista de Oliveira Silva, acredita que este evento proporcionará um bom retorno nos trabalhos futuros. “Tenho certeza que este encontro será muito proveitoso porque a partir dele encontraremos maneiras de nos aproximar das comunidades pesqueiras levando técnicas e conhecimento para potencializar a geração de renda e a produção de alimentos para estas comunidades” destacou o Reitor.

 A mesa foi composta pelo Reitor do IFPB, João Batista de Oliveira Silva; O Secretário de Infra-estrutura e Fomento do Ministério da Pesca e Aquicultura, José Claudenor Vermohlen; O Diretor de Formulação de Políticas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), Luiz Augusto Caldas; O Coordenador de Pesca, Portos e Navegação da SETEC, Edmar Almeida de Moraes; o Pró-reitor de Ensino do IFPB, Paulo de Tarso Costa Henriques; a diretora do Centro de referência em Pesca e Navegação Marítima do IFPB, Margareth Rocha; O Coordenador do Nordeste II de Pesquisa Aplicada em Pesquisa e Aquicultura, Ronaldo Montenegro Júnior.

 Durante a abertura oficial do evento, os presentes puderam apreciar a apresentação do Grupo de Clarinete do IFPB, sob a regência do professor de música Draylton Siqueira. Houve ainda apresentações de dois documentários institucionais, o primeiro, sobre a política de pesca, produzido pela SETEC, e o segundo sobre IFPB.


 Iris Souto Maior - Jornalista do IFPB