Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB adquire assinatura da biblioteca virtual Ebrary
12/03/2012 às 11h54

IFPB adquire assinatura da biblioteca virtual Ebrary

Instituto é um dos pioneiros a adquirir a Ebrary. Treinamento para ampliar a utilização será realizado na sexta-feira, dia 16.

A Reitoria do IFPB adquiriu a plataforma Ebrary Academic Complete, base de dados que possibilita consultas e pesquisas em livros e documentos. A ferramenta, que é considerada a maior base de livros eletrônicos do mundo, já está disponível para a comunidade interna do instituto desde o início do ano.

De acordo com a Pró Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação, Nelma Araújo, a plataforma Ebrary é muito bem conceituada e amplamente utilizada, inclusive pela UFPB, IFRN e outras instituições. “Pelo menos 76 mil títulos estão disponíveis na base de dados. O nosso contrato com a empresa foi de 1 ano e a sua renovação está vinculada à aceitação e ao uso por parte da nossa comunidade acadêmica”, explica Nelma.

Alguns campi já estão tendo acesso à biblioteca virtual. Para ter acesso é necessário realizar o cadastro do IP dos computadores do Campus junto ao Departamento de Tecnologia da Informação (DTI).

Treinamento - Nesta sexta-feira, dia 16, às 14, no auditório José Marques, Campus João Pessoa, será realizado um treinamento sobre o uso dessa ferramenta. “Neste momento traremos um representante da empresa ProQuest, empresa norte-americana especializada em banco de dados eletrônico, para realizar demonstrações, tirar dúvidas e ensinar a comunidade acadêmica como utilizar da melhor forma possível a plataforma”, afirmou a bibliotecária Josinete Nóbrega do Campus João Pessoa. “Pelo menos 01 bibliotecário e um técnico da área de TI deverão participar do treinamento”, disse Nelma.

Sobre a Ebrary - A ebrary Academic Complete está acessível pelo site http://site.ebrary.com/lib/ifpb e os títulos podem ser lidos online, impressos (grupos de páginas ou capítulos) ou ainda baixados para leitura offline em tablets, netbooks, notebooks ou mesmo em desktops.  Além disso, o link para a ebrary em breve estará disponível no ambiente virtual de aprendizagem do IFPB, para acesso remoto dos alunos através de qualquer conexão à internet.

*Patrícia Nogueira – Jornalista do IFPB / Reitoria / Ascom