Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB agora é centro aplicador do Toefl ITP
15/08/2013 às 17h49

IFPB agora é centro aplicador do Toefl ITP

Ação faz parte do programa Inglês sem Fronteiras. Provas de proficiência foram aplicadas na Capital e vão acontecer ainda em Campina Grande e Sousa

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) agora também é um centro aplicador do Toefl ITP, avaliação de proficiência em inglês. A ação faz parte do Programa Inglês sem Fronteiras, criado pelo Ministério da Educação, que tem interesse em facilitar o acesso dos estudantes, principalmente de graduação, às oportunidades de intercâmbio em instituições estrangeiras.

A coordenadora de Programas Internacionais do IFPB, Maria Theresa Rangel, informou que em cada horário de prova, o IFPB ofertou 20 vagas. Nessa semana, foram aplicadas provas no Campus João Pessoa para 59 pessoas. Em Campina Grande, a prova será aplicada no dia 24 para 12 pessoas e em Sousa para três inscritos.

Além de estudantes do IFPB, alunos de outras instituições também fizeram a prova. “Todos os nossos estudantes que estão inscritos em chamadas do Ciência sem Fronteiras se inscreveram, mas tivemos também pessoas da UFCG, UEPB”, comentou a professora Theresa. A inscrição foi feita através do site do Ciência sem Fronteiras. A Fulbright é a responsável.

Para saber mais sobre as ações do Inglês sem Fronteiras acesse o site http://isf.mec.gov.br/acoes.html que contém material para aulas online, inclusive.  Atualmente o teste Toefl ITP é utilizado por mais de 1.500 instituições. São 140 questões, apenas a conversação não é focalizada. “É um teste pago, mas no caso de instituições como o IFPB, os estudantes podem fazer gratuitamente porque o MEC é quem está custeando a taxa”, explicou a coordenadora.

Essas ações visam incentivar, principalmente, o programa Ciência sem Fronteiras que têm levado estudantes brasileiros a fazer parte de sua graduação em instituições estrangeiras. Atualmente, no IFPB 42 alunos estão no exterior em Graduação Sanduíche e 68 estão esperando pelo resultado final do CNPq e Capes. Além disso, a instituição tem 20 convênios, incluindo Canadá e Irlanda.

Segundo Maria Theresa, estão sendo feitos estudos visando a aplicação de outro teste de proficiência, o IELTS. Uma capacitação foi feita recentemente com equipes dos Institutos Federais de Educação do Norte e Nordeste, com esse objetivo.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB