Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB aprova mais duas alunas para o intercâmbio no Canadá
10/09/2012 às 09h00

IFPB aprova mais duas alunas para o intercâmbio no Canadá

As duas estudantes viajaram nesta sexta-feira (7) para estudar no Langara College, localizado em Vancouver

As alunas Ana Caroline Costa e do Curso de Gestão Ambiental e Luisa Paes Betramini do Curso de Design de Interiores do Campus João Pessoa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) foram aprovadas para o intercâmbio no Canadá. As duas estudantes  viajaram nesta sexta-feira (7) para estudar no Langara College, localizado em Vancouver.

De acordo com a coordenadora para assuntos internacionais Verônica Edmundson, o edital das cotas saiu mediante duas bolsas que o CNPq disponibilizou para o IFPB em novembro de 2011. A Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação lançou um edital, mas nenhum aluno apresentou a proficiência em língua estrangeira. O CNPQ deu uma nova oportunidade para os Institutos que não tinham selecionado ninguém. "Lançamos de novo esse edital, três alunos se inscreveram, entretanto apenas dois apresentaram a proficiência", lembra Verônica.

O edital das cotas, através do qual as alunas foram selecionadas é muito distinto dos editais que saem do Ciência sem Fronteiras. "Para utilizá-lo, o IFPB teve de contatar com as universidades estrangeiras para alocar essas alunas, desde junho que eu estava tentando. Entrei em contato com três Universidades e recebi o retorno do Langara College, fizemos um plano de atividades e esse plano foi aprovado pelo CNPq", esclarece a professora Verônica.

Para os alunos que têm interesse em fazer intercâmbio, Verônica aconselha: “Se preparem para a proficiência de uma língua estrangeira, de preferência a Língua Inglesa, que oferece mais oportunidades, mas também o Francês e o Espanhol podem ser boas opções”. A professora lembra que encontram-se abertos nove editais de seleção para intercâmbio.

Iris Souto Maior - jornalista da Reitoria/ascom