Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB assina convênio com duas universidades portuguesas
30/03/2012 às 10h55

IFPB assina convênio com duas universidades portuguesas

Os dois convênios foram assinados essa semana no IFPB pelo reitor, João Batista de Oliveira Silva e tem como objetivo o intercâmbio de servidores e discentes

IFPB assina convênio com duas universidades portuguesas

Assessora internacional do IFPB, Verônica Edmundson

O reitor do Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), João Batista de Oliveira Silva assinou, essa semana, convênio com duas universidades portuguesas. O primeiro deles aconteceu nessa terça-feira, dia 26, com a assinatura de um protocolo de cooperação com a Universidade do Minho, e o outro, na quinta-feira, dia 28, com a assinatura de um convênio de cooperação internacional com a Universidade de Trás os Montes e Alto D’Ouro (UTAD), ambas as universidades localizadas em Portugal.

No dia 28, um representante legal da UTAD no Brasil, esteve no IFPB para pegar o documento assinado pelo reitor do IFPB, para levá-lo ao reitor da UTAD. “Tão logo o reitor daquela universidade assine, divulgaremos para a comunidade”, afirma a assessora internacional do IFPB, Verônica Edmundson.

“As negociações para o convênio com a Universidade de Minho iniciaram no ano passado, quando o Professor, Gibson Meira, ao retornar de um evento em Portugal, apresentou ao IFPB a Universidade do Minho, através de contato realizado num evento de Engenharia Civil”, lembra Verônica.

Os convênios firmados têm entre outros objetivos, desenvolver programas conjuntos visando o intercâmbio de professores, pesquisadores, técnico-administrativos e discentes. Para cada ação que se deseje realizar com as Universidades citadas  será firmados termos aditivos cujos professores responsáveis ficarão encarregados de executar a ação.

“Estes convênios nos ajudarão a enviar nossos alunos no Programa Ciência sem Fronteiras, quando o Edital da chamada for para Portugal”, diz Verônica

Nestes tipos de convênio não há bolsas, as despesas com passagem, seguro saúde e permanência no país estrangeiro é por conta do pessoa que vai estar lá, seja ela, técnico-administrativo, professor ou discente. No entanto, A Assessoria Internacional pode negociar a isenção de mensalidade para os  discentes, que pretendem fazer um semestre  ou estágios no exterior com uma das universidades que a Instituição tem convênio.

“Em Portugal, ainda lembramos que temos o Convênio com a Universidade do Porto, com a qual já assinamos um termo Aditivo com a Faculdade de Letras - FLUP e estamos em fase final de negociações pra fecharmos um termo Aditivo com a Faculdade de Engenharia – FEUP”, afirma a professora Verônica.

Texto - Iris Souto Maior – Jornalista da Reitoria/Ascom

Foto - Petrônio Lins - Técnico em audiovisual