Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Convênio de cooperação é assinado com Unipê
08/04/2013 às 12h42

Convênio de cooperação é assinado com Unipê

Documento prevê parcerias na área técnico-científica

Convênio de cooperação é assinado com Unipê

Paulo Padilha, Paulo de Tarso e João Batista

Um convênio de cooperação técnico-científica entre o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) foi assinado nessa segunda, 8 de abril. O documento aponta amplas possibilidades de parcerias nas várias áreas em que as duas instituições atuam, facilitando a troca de experiência de professores, técnicos e estudantes. A intenção é agilizar diversas ações como intercâmbios em cursos comuns, ingresso em programas de pós-graduação e elaboração de eventos.

O reitor do IFPB, João Batista de Oliveira Silva, assinou o documento com o vice-reitor do Unipê, Paulo Augusto Trindade Padilha, que representava a reitora Ana Flávia Pereira Fonseca. As testemunhas foram o pró-reitor de Ensino do IFPB, Paulo de Tarso Costa Henriques, e o coordenador de Projetos e Parcerias do Unipê, Klauber Brito. Estiveram presentes os professores do Campus de João Pessoa, Claudiana Leal, e de Guarabira, Ramon Montenegro. Os dois acompanharam todo o trâmite da parceria que resultou na elaboração desse documento.

Todos conversaram longamente sobre o perfil que as duas instituições de ensino vêm assumindo nos últimos anos, com o crescimento no número de cursos e programas desenvolvidos. O reitor do IFPB destacou que cerca de 20.600 alunos estão matriculados nos 10 campi e comentou sobre a presença da instituição em programas de outros Ministérios unindo o ensino à inclusão.

Para o Unipê, é nessa ótica da inclusão e da ampliação de serviços para a comunidade que a parceria com o IFPB pode ser mais útil. O Unipê atendeu cerca de 70.000 pessoas em ações de extensão, no último ano, destacou o vice-reitor Padilha, principalmente na área de saúde, como na odontologia.

Os cursos de tecnologia que as duas instituições mantêm em comum e que têm alto padrão nas avaliações do MEC também foi alvo das discussões em torno de projetos futuros. Assim como a chance de impulsionarem o perfil acadêmico do quadro pessoal com a participação em programas de pós-graduação. “Estamos fazendo um alto investimento nos professores do Unipê em mestrado e doutorado”, frisou Paulo Padilha.

A atuação na Educação a Distância foi lembrada ainda pelo gestor do IFPB. Professor João frisou que “as instituições não podem ser ilhas de excelência isoladas, precisam construir istmos de comunicação com a sociedade”. As chances de projetos itinerantes de educação empolgaram Klauber Brito e o pró-reitor de Ensino Paulo de Tarso que comemorou a assinatura do convênio gestado há longo tempo nas instituições.

unipe convenio

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB