Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB assina convênio que vai capacitar familiares de detentos paraibanos
02/02/2012 às 13h49

IFPB assina convênio que vai capacitar familiares de detentos paraibanos

As primeiras turmas, após a assinatura do convênio com o Governo do Estado devem iniciar as atividades em abril.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e o estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Administração Penitenciaria firmaram na manhã dessa quinta-feira, dia 2, um convênio que irá proporcionar capacitação profissional de familiares de detentos paraibanos.

O convênio foi assinado, em solenidade realizada no IFPB, pelo reitor, João Batista de Oliveira Silva, o secretário de administração penitenciária, Harrisson Targino e pela pró-reitora de extensão, Edelcides Gondim. A Pró-Reitoria de Extensão do IFPB é quem será responsável por esses cursos.

No momento da assinatura, Harrison Targino destacou que a parceria entre o IFPB e a Secretária de Administração Penitenciária já existe mesmo antes da assinatura do documento. “No momento dessa assinatura, nós já temos um curso sendo ofertado através dessa parceria”.

O secretário agradeceu ainda, “o empenho do IFPB em desenvolver ações com vistas a dar oportunidade a um segmento tão esquecido da população, lembrando que a falta de investimentos foi responsável pelo crescimento da população carcerária existente hoje”, Afirma.

Para João Batista, o convênio vem oportunizar o Instituto a trabalhar com a comunidade carcerária e através da efetivação desse trabalho desenvolver novas competências. “Nós já temos experiências exitosas em outros trabalhos desenvolvidos pela Instituição a exemplo do Programa Mulheres Mil, PROEJA e PROEJA FIC e vemos na concretização desse convênio a oportunidade de cumprir nossa missão como Instituto Federal que é, também, a promoção da integração do indivíduo na sociedade,

A gerente de ressocialização da Seap, Ivanilda Gentle, disse que outras ações já estão sendo desenvolvidas em outras Instituições parceiras através da oferta de cursos que fazem parte do programa de ressocialização “Cidadania é Liberdade”. Para ela, o êxito do programa só é possível devido ao empenho dessas Instituições.

“Os frutos do trabalho já estão sendo colhidos, a cada dia, cresce o número de pessoas que nos procuram para saber quando novas inscrições serão abertas e isso é muito gratificante”, afirma Ivanilda.

Além das autoridades citadas, estavam presentes na solenidade o pró-reitor de desenvolvimento institucional, Antônio Carlos Varela e a pró-reitora de pesquisa, inovação e pós-graduação Nelma Mirian Chagas de Araújo Meira.

Curso de Capacitação profissional para familiares de detentos paraibanos

O curso de capacitação profissional para familiares de detentos deve iniciar suas atividades em abril. Os cursos serão na área de Informática Básica, através da Unidade de Inclusão Digital, que fica no prédio das Trincheiras, no centro da Capital paraibana.

Segundo o professor Guilherme Marconi, da Pró-reitoria de Extensão, ainda esse mês será lançado um edital para a seleção dos alunos bolsistas que irão atuar nos cursos. Um edital conjunto do IFPB e da Seap deverá ser lançado no mês de março para a seleção das primeiras turmas.

Para o secretário Harrison Targino “Uma das coisas cativantes no IFPB é que os cursos serão ministrados por alunos do IFPB, então teremos sempre pessoas qualificadas para dar andamento ao trabalho. Duas turmas serão abertas, e novas turmas deverão ser criadas conforme crescimento da demanda”.

Reunião Reunião

* Texto: Iris Souto Maior - Jornalista do IFPB