Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB capacita jovens em medidas socioeducativas através de parceria com a Fundac
25/10/2012 às 18h34

Cursos são ministrados no CEA, CEJ e Casa Educativa Feminina

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba é parceiro em mais uma etapa do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Servidores e professores do IFPB estão dando aulas a jovens que cumprem medidas socioeducativas nas unidades da Fundac (Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente) em João Pessoa.

No Centro Educacional do Adolescente (CEA) 60 internos com idades entre 16 e 17 anos estão tendo a oportunidade de fazer o curso de pintor de obras no período da manhã e tarde.  A aula inaugural foi nesta quinta-feira (25). Na semana que vem os beneficiados serão 30 jovens de 18 a 21 anos do Centro Educacional do Jovem (CEJ). Na Casa Educativa, unidade feminina, o curso ministrado será o de atendente de lanchonete, no turno da tarde, oferecido para todas as 21 internas.

Segundo o gerente de Educação Profissional da Fundac-PB, Osman Matos, os cursos profissionalizantes são para jovens em medidas socioeducativas de privação de liberdade e semiliberdade. “O objetivo é ajudá-los a aprender um ofício e dessa forma terem mais chances de inserção no mercado de trabalho”.

Para o Coordenador Adjunto do Pronatec no IFPB, Marcílio Carneiro Dias, esta fase do programa é um novo desafio para o Instituto Federal. “É uma demanda especial e a expectativa é que seja um sucesso. Através das disciplinas de humanização como Introdução ao Mundo do Trabalho e Relações Interpessoais, a gente espera contribuir para que eles, enquanto seres humanos, se tornem melhores”.

A integração social do adolescente e a garantia de seus direitos individuais e sociais constam no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). A lei foi sancionada em janeiro deste ano. Ao final dos cursos os jovens serão encaminhados para o mercado de trabalho.

Ascom do IFPB