Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB certifica regentes de banda e eletricistas pelo Programa da Rede Certific nesta quinta-feira(16)
15/05/2013 às 11h51

Colação de grau das turmas pioneiras será no auditório do Campus João Pessoa

O Campus João Pessoa do IFPB realiza nesta quinta-feira(16) a solenidade de conclusão das turmas pioneiras de certificação de eletricista predial e regente de banda. As certificações foram oferecidas pelo Programa da Rede Certific através da parceria com os Ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego.

A Rede Certific (Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada) é um programa que visa dar oportunidades para trabalhadores que ao longo da vida profissional desenvolveram uma função, mas não tiveram o privilégio de receber um diploma ou certificado que comprove sua formação.

Dos novos profissionais, 28 são da turma de eletricista predial e 30 de regente de banda. As turmas estão sendo certificadas depois de dois anos de processo.

O Instituto Federal da Paraíba é o único entre os 15 Institutos Federais do país credenciados a oferecer a certificação em  Regente de Banda. "Era preciso que eles tivessem conhecimento de instrumentos, de leituras interpretativas e de regência. A partir das deficiências de cada um, trabalhamos o conteúdo das aulas" disse o professor de música do IFPB, Geraldo de Araújo Lima.

Segundo a coordenadora do Certific do Campus João Pessoa, Anna Paola Lins e Silva, foram feitos um questionário sócioeconômico dos alunos e um perfil profissional. "Eles venceram todas as etapas e hoje são vitoriosos. O IFPB abraçou essa ideia e hoje nos sentimos orgulhosos em formar esta turma" disse.

A solenidade de conclusão das turmas será nesta quinta-feira (16) a partir das 18h no auditório I do Campus João Pessoa. A Banda da Polícia Militar da Paraíba foi convidada e fará uma apresentação especial.

O IFPB e o Certific

O Instituto Federal da Paraíba se engajou na Rede Certific a partir de 2010 consolidada num Programa Nacional de Política Pública. Confira aqui um histórico da participação do Instituto. Atualmente das 5 áreas do conhecimento ofertadas pelo Programa no país, o IFPB participa em 4 áreas:

-Pesca no Campus de Cabedelo, com o perfil de tratamento de pescados;

-Pesca, no Campus de Sousa,com o perfil de pescador artesanal;

-Construção Civil  no Campus de Campina Grande, com o perfil de pedreiro quer já certificou 6 trabalhadores em 2012;

-Eletricidade e música no Campus João Pessoa com os perfis de eletricista predial e regente de banda.

Segundo o professor José Lins Cavalcanti de Albuquerque Netto, Coordenador do Certific e Diretor de Educação Superior do IFPB essa certificação "representa um avanço na educação profissional na modalidade de jovens e adultos, bem como uma oportunidade para trabalhadores que provavelmente não sonhassem em obter um dia um certificado de sua profissão".

O IFPB desde 2010 participa das reuniões de construção da Rede Certific em todo o país, cujo programa na sua maneira de realizar e inédito no mundo, já que não é apenas o ato de certificar mas de oportunizar ao trabalhador o crescimento acadêmico na sua profissão. " Isso nos dá know how para continuar, aperfeiçoar e colaborar com o crescimento da melhoria de qualidade da vida dos profissionais que assim desejarem" enfatiza Lins.

Ascom do IFPB