Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB conquista 3º lugar no V Connepi
22/11/2010 às 16h12

IFPB conquista 3º lugar no V Connepi

O artigo do IFPB que recebeu a premiação de 1° lugar foi: Mapeamento e criação de rotas nas vias de acesso da área de proteção Tambaba - Litoral Sul da Paraíba.

IFPB conquista 3º lugar no V Connepi

Cerca de 90 pesquisadores do IFPB participaram

A Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação divulgou balanço dos trabalhos apresentados pelos pesquisadores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) durante o V Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Nordeste de Educação Tecnológica (Connepi 2010).

De acordo com o documento, o IFPB ficou em terceiro lugar no número de artigos aprovados no V Connepi, atrás apenas do IFCE (1°) e do IFRN (2°). A pró-reitora Nelma Mirian Chagas de Araújo salientou que um dos congressistas pelo IFPB ficou em primeiro lugar na premiação dos melhores artigos do evento, na área de Ciências Exatas e da Terra. Os institutos mais premiados foram o IFCE e o IFMA, ambos com cinco conquistas.

O artigo do IFPB que recebeu a premiação de 1° lugar foi: Mapeamento e criação de rotas nas vias de acesso da área de proteção Tambaba - Litoral Sul da Paraíba, cujos autores são: Marcos Leonardo Ferreira dos Santos, Lucia Helena Gurjão de Sousa, Cícero Fidelis da Silva Neto. Os ganhadores são vinculados ao Curso Superior de Tecnologia em  Geoprocessamento.

Nesta edição, o encontro ocorreu no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e teve início na última quarta-feira (17), finalizando na sexta (19). O IFPB participou com cerca de 90 pesquisadores, entre alunos e professores.

Com o objetivo de desenvolver e consolidar a pesquisa na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o V Connepi congregou a comunidade profissional e acadêmica atuante em nível nacional em diversos eixos temáticos. Foram apresentados trabalhos nas seguintes áreas: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes.

A seguir, confira o resumo do artigo premiado.

Mapeamento e criação de rotas nas vias de acesso da área de proteção Tambaba - litoral sul da Paraíba

Os Sistemas de Informações Geográficas possuem recursos para extrair informações relevantes para o planejamento, gerenciamento e uso racional dos recursos naturais em Unidades de Conservação. No Brasil, após a criação do Código Florestal, pode-se destacar o surgimento das unidades de conservação, que mesmo amparadas pela lei são alvos da ação do homem. Diante das dificuldades para combater os crimes ambientais, à utilização de geotecnologias para auxiliar na gestão das áreas de preservação torna-se indispensável. O objetivo do presente trabalho é desenvolver através do Sistema de Informações Geográficas, soluções que viabilize o gerenciamento da Área de Proteção Ambiental Tambaba, localizada no Litoral Sul do Estado da Paraíba, e, através do mapeamento e classificação das vias de acesso, promover a criação de rotas, tornando conhecidos os caminhos da unidade de conservação. Desta forma, pode-se conseguir de maneira significativa economia temporal e consequentemente financeira. A partir da análise dos resultados, constata-se a eficácia da metodologia aplicada, podendo esta aplicação auxiliar o trabalho dos órgãos responsáveis pela administração da APA.

Palavras-chave: sistemas de informações geográficas, unidades de conservação, geotecnologia, vias de acesso.

* Gutemberg Lima – Assessoria de Comunicação do IFPB