Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB dá mais um passo a caminho da internacionalização de suas pesquisas
11/12/2012 às 13h59

IFPB dá mais um passo a caminho da internacionalização de suas pesquisas

Docentes participaram de Curso de Capacitação e estabeleceram parcerias para intercâmbios de transferência tecnológica

Durante 22 dias, dez professores pesquisadores do IFPB participaram o Curso de Capacitação e Atualização Tecnologia em Meio Ambiente, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Os docentes retornaram de Vila Real, em Portugal, na madrugada dessa segunda-feira (10).

Integraram a equipe os professores dos campi Sousa, Oscar Hafle, Paulo Wanderley, Hugo Vieira e Frank Wagner Carvalho, e João Pessoa, Alexandre D'Andrea, Arilde Alves, Antonio Cícero Sousa, Eugênio Pacelli Leite, Maria Deise Duarte e Sinara Cybelle Nicodemo. Além da formação, outro objetivo da visita foi articular outras atividades relativas à pesquisa; transferência de tecnologia e protocolos de mobilidade acadêmica com os diversos Centros de Investigação da UTAD.

O trabalho para estabelecer as parcerias foi iniciado em meados de maio, culminou com a ida dos professores Alexandre D'Andrea e Arilde Alves a UTAD em julho deste ano e a formalização um Termo Aditivo ao Convênio de Cooperação existente entre a UTAD e o IFPB.

Com a estruturação do curso foi possível articular a internacionalização do IFPB no âmbito da pesquisa, pois foram formalizados projetos da equipe junto aos Centre for Research and Tecnology of Agro-Environmental and Biological Scienses (CITAB), Centre for Transdisciplinary Studies (CETRAD), Chemistry Research Centre (CEQuímica) e Centre of Matematics (CM-UTAD). “Esse será, de fato, o ponta-pé inicial de uma longa caminhada acadêmica de pesquisas aplicadas, que se estenderão a outras áreas de conhecimento do Instituto, sobretudo dos grupos de pesquisas devidamente articulados junto a PRPIPG-IFPB”, destacou o professor Alves.

Várias pesquisas conjuntas estão agendadas e irão começar a partir de janeiro de 2013. “Todos os grandes projetos estarão sendo desdobrados, para as diferentes realidades edafoclimáticas da Paraíba (Litoral e Semiárido), com projetos menores e específicos, os quais envolverão os pesquisadores do IFPB e os Centros de Investigação da UTAD”, explicou Alves.

O professor Arilde Alves também ressaltou que os projetos foram devidamente acordados entre as equipes do IFPB e Centros da UTAD, através de memorandos de entendimentos formalizados, que deverão ser referendados pela Reitoria do IFPB.

foto 1            foto 2

Ascom do IFPB com informações do professor Arilde Franco Alves – IFPB campus João Pessoa

Fotos do arquivo pessoal do professor Arilde Franco Alves