Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB desenvolve circuito elementar da tecnologia sem fio
27/09/2013 às 10h35

IFPB desenvolve circuito elementar da tecnologia sem fio

Equipamento amplifica sinal com baixo acréscimo de ruído

A tecnologia que cada vez mais faz parte do nosso cotidiano tem certamente na eletrônica alguns dos mais importantes produtos, que de forma direta ou indireta, influem em nossas vidas. Os professores do Curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal da Paraíba, Emmanuel Benoît Jean-Baptiste Dupouy, e Sabiniano Araújo Rodrigues desenvolveram um tipo de circuito que coloca o IFPB na vanguarda dessa tecnologia no Nordeste.

Segundo o professor Emmanuel o equipamento é um bloco elementar na base da tecnologia sem fio. “Ele amplifica o sinal em alta frequência acrescentando um baixo ruído” afirma. É a primeira vez que este tipo de circuito é produzido no IFPB. Emannuel Benoit que é natural da França ministra no Instituto as disciplinas de Introdução para Microeletrônica e Circuitos de Rádio Frequência.

“Nós temos todas as ferramentas para projetar circuitos integrados. A ideia é repassar este conhecimento para os alunos do curso de Engenharia Elétrica e desenvolver blocos mais complexos, e quem sabe até conversores analógicos e digitais capazes de fazer a comunicação a distância” afirma o professor.

O professor Emmanuel explicou que o Brasil está investindo muito na área de microeletrônica para chegar na fabricação de chips e ganhar sua independência nessa área considerada crítica.

Tecnologia sem fio  Tecnologia sem fio

Ascom do IFPB