Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias ENEM será neste sábado (6) e domingo (7) a partir das 12h
28/10/2010 às 08h51

ENEM será neste sábado (6) e domingo (7) a partir das 12h

O IFPB aderiu novamente ao Sistema de Seleção Unificada do MEC e o ingresso será através das notas do Enem, que será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, a partir do 12h.

ENEM será neste sábado (6) e domingo (7) a partir das 12h

O ingresso no curso superior do IFPB é pelo Enem

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC para preencher as vagas do primeiro semestre de 2011 nos seus cursos superiores. Assim, os que obtiverem médias suficientes através das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem concorrer às vagas ofertadas nos 27 cursos do IFPB em nove campi. O Enem será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, às 12h, no horário da Paraíba. Observação: os candidatos do exame deverão trazer caneta preta para fazer a prova.

A instituição reserva 5% das vagas para pessoas portadoras de necessidades especiais. O IFPB tem cursos em João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Cabedelo, Monteiro, Patos, Picuí e Princesa Isabel. Esse ano, conforme explica o pró-reitor de Ensino do IFPB, Paulo de Tarso Costa Henriques, com exceção do Campus João Pessoa, todos os campi decidiram reservar 60% de vagas nos cursos para candidatos nascidos na Paraíba ou que tenham iniciado a sua residência no Estado antes de 2 de julho desse ano.

Há ainda cota de 20% das vagas para candidatos do Ceará, Pernambuco ou Rio Grande do Norte, que também não será utilizada para os cursos da Capital paraibana. As ações foram pensadas tendo em vista a desistência de candidatos de Estados longínquos que estavam aprovados no sistema on-line. Também são adotadas reservas de 10% das vagas no Campus de Sousa para candidatos que moram em assentamentos de reforma agrária, nos cursos de Medicina Veterinária e Agroecologia.

Em Campina Grande, estão sendo ofertados dois novos cursos, Construção doe Edifícios e Matemática, além do de Telemática que já existia, cada um com 40 vagas. No Campus de Cajazeiras, está sendo ofertado o curso novo de Matemática, com 40 vagas além dos existentes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Automação Industrial, cada um com 40 vagas.

Em João Pessoa, há os cursos de Administração, Construção de Edifícios, Química, Engenharia Elétrica, Redes de Computadores, Sistemas para Internet, cada qual com 40 vagas. Além de Sistemas de Telecomunicações, com 35 vagas, Automação Industrial, Design de Interiores, Gestão Ambiental, Negócios Imobiliários, cada qual com 30 vagas, e Geoprocessamento com 25 vagas. Há um novo curso, o de Hotelaria, mas que não será ofertado pelo Sisu, no semestre 2011.1. Já estão autorizadas 60 vagas anuais.

Em Sousa, os cursos são de Agroecologia, Alimentos, Química e Medicina Veterinária, cada um com 30 vagas.  Em Cabedelo, o curso oferecido é Design Gráfico. Em Monteiro, o curso é o de Construção de Edifícios. Em Patos, é o de Segurança no Trabalho. Em Picuí, há Agroecologia. Em Princesa Isabel, Gestão Ambiental. Nesses campi, cada curso oferta 40 vagas.

De acordo com o pró-reitor de Ensino do IFPB, a previsão é que o Ministério da Educação divulgue as notas do Enem em 14 de janeiro. “A partir daí, o MEC deve lançar um calendário de inscrições, o IFPB divulga o seu edital com detalhes sobre as vagas e o candidato poderá escolher no Sisu concorrer a uma vaga no IFPB”, comentou o professor Paulo de Tarso. O edital do IFPB deve discriminar o turno, o número de vagas em cada curso e os detalhes sobre os pontos de corte das notas do Enem.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB