Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB divulga edital de pré-seleção para o programa Ciência sem Fronteiras
17/01/2012 às 10h41

IFPB divulga edital de pré-seleção para o programa Ciência sem Fronteiras

Serão selecionados candidatos às bolsas de graduação tecnológica sanduíche no Canadá.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), através da Pró-reitoria de Ensino (PRE) e da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (ARINTER), divulgaram ontem, dia 16, edital do processo de pré-seleção de alunos candidatos às bolsas para graduação tecnológica sanduíche no Canadá. Do IFPB só poderão participar da seleção do Programa Ciência sem Fronteiras os alunos pré-selecionados por este processo. Confira o edital.

Este processo de pré-seleção tem como base a chamada pública realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia (MCTI), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com apoio do Association of Canadian Community Colleges (ACCC). O processo irá selecionar alunos de cursos superiores de tecnologia para cursar disciplinas e fazer estágio no Canadá, dentro do Programa Ciência sem Fronteiras.

Já estão abertas as inscrições desde ontem, dia 16, e poderão ser feitas até o dia 05 de fevereiro. Para se inscrever o candidato deve enviar para o e-mail cienciasemfronteiras@ifpb.edu.br a ficha de inscrição e a declaração (ambas em anexo no edital) preenchidas, além de cópias digitalizadas da carteira de identidade, CPF e histórico escolar. Os candidatos com residência na cidade de João Pessoa podem entregar os documentos diretamente à PRE, na Avenida 1º de Maio, 720, Jaguaribe.

O resultado da pré-seleção será divulgado no site do IFPB no dia 07 de fevereiro e para entrar com recursos foi reservado o dia 08. A divulgação do resultado final da pré-seleção será no dia 09 de fevereiro. Somente os alunos pré-selecionados poderão se inscrever no Programa Ciência sem Fronteiras, já que é a PRE que homologa as inscrições do IFPB no programa.

A partir do dia 10 até o dia 15 de fevereiro, os alunos pré-selecionados poderão se inscrever no site do Programa Ciência sem Fronteiras. Ao preencher a inscrição o candidato deverá enviar, de forma on-line e em formato PDF, o histórico escolar do curso com coeficiente acadêmico e o comprovante do teste de proficiência. O arquivo deve ter tamanho inferior a 5Mb.

Além da documentação, o candidato deve ficar atento aos requisitos e compromissos do aluno bolsista, constantes no edital. Dentre dos 18 requisitos e compromissos, a coordenadora da Arinter, professora Verônica Edmundson, destacou a importância dos alunos apresentarem proficiência em língua inglesa ou em língua francesa, em nível intermediário.

As certificações aceitas pela Associação dos Colleges Comunitários Canadenses para língua inglesa são o TOEFL IBT, com pontuação mínima de 70 (equivalência de 523 no TOEFL Paper) ou IELTS, cuja pontuação mínima é 6.0. Para língua francesa os exames aceitos são DELF (diplôme d’études en langue française) e DALF (diplôme approfondi de langue française), cujo nível a ser obtido deve ser B2.

A professora Verônica ainda informou que os alunos interessados em participar da pré-seleção, mas que não possuem a proficiência em língua inglesa devem enviar e-mail para a Assessoria (arinter@ifpb.edu.br) até esta quarta-feira, dia 18 de janeiro. “Caso cheguemos a um número de 20 alunos, a Assessoria Internacional está negociando com o Conselho Britânico, organização que aplica este teste no Brasil e em outros países, a realização do mesmo em nosso Instituto.

Assessoria Internacional avisa que ainda há inscrições para fazer o teste IELTS, que será relizado no dia 9 de fevereiro na UFPE, em Recife. Os interessados devem se inscrever no site http://www.britishcouncil.org/br/brasil-exames-nossos-exames-ielts-datas-e-locais.htm até 10 dias antes do teste. A professora Verônica lembra que as vagas são limitadas.

Quanto ao exame de francês, os alunos que já cursaram até o 7º ou 8º módulo de língua francesa, segundo a professora, têm grandes possibilidades de alcançar o nível B2. Os exames aceitos, DELF e DALF, são realizados na Aliança Francesa, em João Pessoa. A próxima data para esses exames é 30 de janeiro. Confira matéria publicada com as datas de realização dos exames em João Pessoa.

Programa Ciência sem Fronteiras

O objetivo do Programa Ciência sem Fronteiras é, através do intercâmbio e da mobilidade internacional, estimular as áreas de C&T. As bolsas terão duração de seis meses, podendo chegar a 12 meses, quando o plano de atividades incluir estágio de pesquisa ou inovação/tecnologia em indústria, centro de pesquisa ou laboratório. Não será permitida a prorrogação de bolsa. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos.

A permanência do aluno no país de destino será custeada pelo Programa Ciência sem Fronteiras, que arcará com os custos referentes às taxas escolares, seguro saúde, alojamento e refeições oferecidos pelas instituições canadenses. Serão concedidos auxílios mensais para despesas pessoais (US$ 300,00) e auxílio deslocamento ou passagem aérea (Brasil/Canadá/Brasil). Caso a instituição canadense não ofereça alojamento e refeições, serão pagos os custos das taxas escolares e ainda será concedida bolsa no valor de US$ 870 mensais. Se desistir do curso, o estudante deverá ressarcir o governo brasileiro.

*Daniela Espínola – Jornalista do IFPB