Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB é credenciado para atender às empresas que precisam se adequar ao PAF-ECF
20/12/2010 às 09h22

IFPB é credenciado para atender às empresas que precisam se adequar ao PAF-ECF

Para viabilizar os serviços, o IFPB instalou no Campus João Pessoa o Núcleo de Análise de Software.

IFPB é credenciado para atender às empresas que precisam se adequar ao PAF-ECF

Professor Giovanni França

Com o objetivo de atender às regras do Programa Aplicativo Fiscal para controle da máquina de Emissão de Cupom Fiscal (PAF-ECF), com um PDV homologado, o Instituto Federal da Paraíba(IFPB) está credenciado ao Confaz (Conselho Nacional de Política  Fazendária) e  pode realizar este serviço nas empresas que necessitam desta adequação.

Para viabilizar os trabalhos, o IFPB instalou no Campus João Pessoa o Núcleo de Análise de Software. O órgão é integrado pelo professores Giovanni Loureiro França de Mendonça (Coordenador), Fausto Veras Maranhão Ayres (Coordenador adjunto) e os avaliadores Eleonildo da Silva Menezes, Fabrísia Matos de Sousa, Tiago Nóbrega.

Os professores do Núcleo de Análise de Software do IFPB, são vinculados à Unidade Acadêmica de Informática, mestres e doutores da área de Tecnologia da Informação (TI). O Instituto Federal da Paraíba acumula experiência neste campo com o funcionamento do Curso Superior de Tecnologia de Desenvolvimento de Sistema para Internet e do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

O professor Giovanni França ressalta que qualquer empresa que utilize algum tipo de automação é obrigada a se adequar ao PAF-ECF, independentemente do faturamento. Ele lembra que há um custo simbólico para o serviço de homologação dos programas a ser financiado pelas empresas desenvolvedoras de softwares, conhecidas como software-houses.

As regras do PAF-ECF atingem todos os setores comerciais que utilizam ECF tais como lojas de conveniência, papelarias, supermercados, material de construção, lojas de confecção entre outros. “Para continuar operando, o empresário deve contar com um software de  ponto de vendas que atenda às regras”, explica Giovanni.

Os interessados podem procurar a Coordenação do Núcleo de Software localizada no Campus João Pessoa, bairro Jaguaribe ou agendar para uma pré inscrição pelo telefone (83) 3208 – 3062 ou pelo celular 8703 - 5374. Dúvidas referentes à homologação podem também ser enviadas para o endereço eletrônico paf-ecf@ifpb.edu.br.

Outras Informações

O PAF-ECF é a sigla utilizada para designar um Programa Aplicativo Fiscal para controle da máquina de Emissão de Cupom Fiscal (ou impressora fiscal). A impressora fiscal ECF substitui a emissão manual da nota fiscal consumidor modelo D. O equipamento para ser considerado ECF necessita apresentar características contidas no Convênio ICMS 156/94.

O Ato COTEPE que trata das regras para o funcionamento do PAF-ECF entrou em vigor em junho/08 e é válido em todo o território nacional, tendo sido regulamentado pelo CONFAZ (Conselho Nacional de Política  Fazendária).

* Filipe Donner - Jornalista