Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB e Governo do Estado estudam a oferta de cursos à distância na PB
11/07/2011 às 08h11

IFPB e Governo do Estado estudam a oferta de cursos à distância na PB

Os cursos integrarão o Programa Escola Técnica Aberta do Brasil.

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraiba (IFPB), em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, está estudando a oferta de cursos técnicos a distância. Os cursos serão ministrados através do Programa Escola Ténica Aberta do Brasil (E-Tec), do Ministério da Educação, já presentes em diversos estados.

O IFPB, representado pelo Diretor de Educação à Distancia, Professor Francisco Raimundo de Moreira Alves,  participou da apresentação das novas diretrizes do Programa em Brasília e agora pretende juntar esforços para articular as ações e implantar os cursos na Paraíba.

As reuniões do Grupo de Trabalho, composto por representantes do IFPB e da Secretaria de Educação do Estado, estão sendo realizadas desde junho e visam avaliar as condições e definir as estratégias para a oferta de cursos técnicos a distância do Programa E-Tec Brasil no Estado da Paraíba. “Estamos estudando os cursos já oferecidos pela E-Tec para escolher o que mais atende às nossas necessidades e ao mercado de trabalho”, afirma Alves.

Prof AlvesA proposta inicial é oferecer cursos técnicos em Segurança do Trabalho e Técnico em Informática,  com pólos em cidades do sertão paraibano. Os novos cursos serão técnicos subsequentes, voltados para adultos que já concluíram o ensino médio. “A ideia é fazer com que a educação profissional à distância chegue nas pessoas que não têm oportunidade de realizar um curso presencial”, lembra Alves.

Após a definição dos cursos e dos pólos ofertados, a próxima etapa será a construção do projeto de financiamento para ser avaliado pela E-Tec. De acordo com Alves, se as propostas forem aceitas, é provável que os cursos iniciem já no primeiro semestre de 2012.

Sobre a parceria entre o IFPB e o Governo do Estado, Alves, destaca: “Estou otimista com a parceria e acredito que poderemos articular meios e recursos para a expansão da oferta de cursos técnicos no nosso Estado”.

Uma nova reunião acontece nesta pŕoxima quinta-feira, dia 14, às 09h, no IFPB, para discutir o projeto pedagógico dos cursos. Também haverá um contato com os gestores dos campi do IFPB para a implantação dos pólos.

Além do Diretor de Educação à Distância e Programas Especiais, Prof  Francisco Raimundo de Moreira Alves, integram o grupo de trabalho, os professores Elionildo da Silva, José Lins Cavalcanti, Lafayette Batista, Márcio Ugulino, a professora Zoraida Arruda e a pedagoga Maria José Ayres. Por parte da Secretaria de Educação do Estado, participam os professores  Edwin Giebelen e Vera Simões.

Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB