Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB firma convênios com instituições educacionais em Portugal
Ações do documento
10/10/2012 às 09h41

IFPB firma convênios com instituições educacionais em Portugal

— registrado em:

Convênios foram assinados durante missão a Portugal

O reitor do Instituto Federa de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Batista de Oliveira Silva, conseguiu firmar convênios importantes com instituições educacionais portuguesas durante a viagem de mais de uma semana pela Europa. O resultado disso poderá ser visto em breve, com a possibilidade da ida de servidores, estudantes e professores do IFPB a Portugal para a realização de cursos em várias áreas, também de forma bilateral.

João Batista fez parte da delegação brasileira, composta de 23 reitores de instituições da Rede Federal além de dois pró-reitores e três assessores internacionais, os quais puderam conhecer de perto a estrutura física e funcional e os projetos pedagógicos de renomadas instituições portuguesas.

Durante os dias 29 de setembro a 02 de outubro o Reitor do IFPB, Prof. João Batista de Oliveira e Silva e a Assessora Internacional, Verônica Edmundson, participaram da 2ª Conferencia da Rede Europeia das Universidades de Ciências Aplicadas – UASnet, em Bragança, Portugal. O encontro reuniu representantes de 18 países.

FEUPAntes do evento, na sexta-feira dia 28 de setembro, ao chegar na Cidade do Porto, o Reitor e Assessora Internacional visitaram a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com a qual o IFPB já tem convênio, para encontrar-se com o Diretor daquela instituição, representado na reunião por seu vice-diretor o Prof. Luís Andrade Ferreira, o qual demonstrou o interesse em estreitar as relações de cooperação técnica com o IFPB.

A programação em Portugal foi definida pela coordenação da UASnet, que reservou os dois primeiros dias, 28 e 29 de setembro, para o estabelecimento de contatos bilaterais com os politécnicos portugueses e instituições de outros países, entre eles Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Lituânia, China, França, Polônia, Portugal, África do Sul, Irlanda, Suíça e Holanda

Nos dias 1º e 2 de outubro foram realizados amplos debates sobre o sistema das Universidades de Ciências Aplicadas (UAS) e o processo de internacionalização.

A Rede Federal foi apresentada pelo vice-presidente do Conif, Sérgio Pedini, que destacou as particularidades das instituições, o processo de expansão, as modalidades ofertadas e a convergência entre ensino, pesquisa e extensão.

 

Memorandos

No encerramento da Conferência, o (Conif) assinou dois memorandos de entendimento, o primeiro com o

Assinatura do memorando presidente da UASnet Tim Creedon, este acordo permite a inclusão dos Institutos Federais na Rede Européia que congrega instituições da Finlândia, Irlanda, Portugal, Lituânia, Estônia, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Suíça e França.

O segundo foi entre o Conif e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), João Sobrinho Teixeira, para agilizar o processo de reconhecimento, revalidação e equivalência de graus e títulos acadêmicos entre as instituições da Rede e os Institutos Politécnicos portugueses. Como resultado do Memorando assinado, o próximo passo, será a abertura de Edital pela Capes, onde serão destinadas 1.500 bolsas através do Programa Ciência sem Fronteiras, para os Politécnicos de Portugal, exclusivo para nossa Rede.

 

 Visitas técnicas

 Ainda no dia 02 de outubro, à tarde, as visitas técnicas iniciaram-se pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB) com o qual firmamos um Convênio de Cooperação Técnica, onde o Reitor do IFPB pode assinar Convênio de Cooperação com este Instituto.

Nos dias 3 e 4 de outubro, a delegação brasileira, participou de visitas técnicas.

Presidente do Instituto do PortoO reitor, João Batista seguiu para os Institutos Politécnicos de Viseu, Guarda e Coimbra com os quais firmou também convênio de cooperação técnica, enquanto a Assessora Internacional, a profª Verônica Edmundson seguiu para uma visita a Universidade de Trás -os- Montes (UTAD) a fim de estreitar as nossas relações com aquela universidade e depois, partiu para visitas o Instituto Politécnico de Castelo de Viana e o Instituto Politécnico Porto com os quais o IFPB também firmou convênio. 

Deste encontro também, está em andamento negociações da Assessoria Internacional com a Universidade do Algarve em estágio bastante avançado e com algumas Instituições da Irlanda.

Podemos dizer que o resultado desta missão a Portugal foi de muito sucesso, não apenas no âmbito da Rede EPCT, mas também para o IFPB como instituição, pois estes convênios firmados fortalecerão a internacionalização o Instituto com ação no ensino pesquisa e inovação

Portugal está de portas abertas para o IFPB, ressalta o reitor João Batista. “Esta viagem serviu para comprovar que estamos no caminho certo, fazendo os investimentos necessários para fortalecer o nosso modelo educacional e aprendendo com outras experiências”.

Ascom com informações da Assessoria de Relações Internacionais