Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB fornece Certificação no Nível de Conclusão para o Ensino Médio
19/01/2011 às 11h08

IFPB fornece Certificação no Nível de Conclusão para o Ensino Médio

Os resultados do Enem servirão como base para a emissão dos certificados. Os candidatos que desejam pleitear a certificação deverão procurar um dos campi do IFPB a partir desta terça-feira (25).

IFPB fornece Certificação no Nível de Conclusão para o Ensino Médio

Professor Paulo de Tarso

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) utilizará os resultados do Enem para fornecer, a partir desta terça-feira (25), a certificação de conclusão do Ensino Médio a pessoas que não terminaram o segundo grau e a declaração de proficiência nas áreas de conhecimento em que obtiveram a nota mínima necessária na prova. A declaração de proficiência permite aos candidatos utilizarem as notas obtidas nas áreas do conhecimento onde obtiveram a nota mínima no Enem, para certificação, em cursos supletivos, por exemplo.

A entrega da certificação e da declaração de proficiência é resultado de um acordo de cooperação técnica entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os Institutos Federais de Ensino e as Secretarias Estaduais de Educação, e já acontece desde o ano passado, tento sido ampliado este ano.

Para obter a certificação os candidatos devem ter 18 anos completos até a data da realização da prova do Enem que pode ter sido feita tanto em 2009 – ano em que o Enem começou a certificar – quanto em 2010; ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das quatro provas do Enem; ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação, e que tenha informado no momento da inscrição o nome da Instituição pela qual deseja obter o documento.

Já candidato que tirou a certificação no ano passado e perdeu o documento, pode pleitear a segunda via do certificado de conclusão do Ensino Médio na mesma instituição certificadora onde pleiteou a primeira via, mediante apresentação de cópia da cédula de identidade e de ocorrência Policial de perda, furto, roubo ou extravio do certificado para justificar a real necessidade de nova emissão do documento.

Para o Pró-reitor de Ensino do IFPB, Paulo de Tarso Costa Henriques, a emissão de certificados para pessoas com 18 anos ou mais é muito positiva, porque amplia as possibilidades das pessoas conseguirem emprego, e de prosseguir os estudos através dos Cursos Técnicos Subsequentes ou Superior.

Veja como você pode solicitar o certificado

Os candidatos aptos a receber a certificação, devem se dirigir a um nos nove campi do IFPB, preencher um requerimento de certificação do Ensino médio via Enem e abrir um processo no protocolo. O requerimento de certificação poderá ser acessado no link documentos da Pró-Reitoria de Ensino. Ele deve estar devidamente preenchido e o candidato precisa anexar cópias dos seguintes documentos: CPF; título de eleitor e documento de quitação com a justiça eleitoral; certidão de nascimento ou de casamento; carteira reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), para candidatos do sexo masculino.

Após dar entrada no Protocolo, a solicitação do candidato é enviada para a  Coordenação de Controle Acadêmico do IFPB que fará a constatação da veracidade das informações e ofertará inicialmente um certificado provisório que será posteriormente substituído pelo definitivo.

Os campi do IFPB estão localizados nas seguintes cidades: João Pessoa, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Monteiro, Patos, Princesa Isabel, Picuí e Sousa.

* Iris Souto Maior - Jornalista do IFPB