Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB, IFCE e prefeitura de JP assinam convênio para implantação de Sistema de Informação
09/08/2011 às 15h21

Com a iniciativa, a prefeitura contará com uma ferramenta de apoio à gestão e operacionalização do trabalho.

Assinatura do Convênio para implantação do Sistema de Informação Municipal

Foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 09, no auditório da prefeitura de João Pessoa, a assinatura do convênio para implantação do Sistema de Informação Municipal (SIM). O projeto é uma parceria entre a prefeitura municipal de João Pessoa, IFPB e IFCE, com o apoio da Funetec.

O serviço beneficiará a gestão, que terá um sistema de informação seguro, confiável e de alta qualidade e desempenho; e a população, que terá acesso a um sistema ágil e desburocratizado através de serviços por meio de governo eletrônico.

solenidade convenio SIMA prefeitura de Fortaleza no CE, em parceria com o Instituto Federal daquele estado, já faz uso de um sistema integrado de gestão há mais de 3 anos. É o que explica o professor e coordenador do Laboratório de Desenvolvimento de Software do IFCE, Antônio Serra. “A ideia é repassar o conhecimento adquirido em nosso estado para ser reutilizado e customizado atendendo a realidade de João Pessoa”, afirmou. O trabalho envolve alunos, professores e servidores técnico-administrativos e tem obtido resultados expressivos: “Com esse sistema a população já tem acesso a emissão de diversas taxas e serviços através da internet”, afirmou o professor do IFCE.

O Coordenador da Unidade Municipal de Tecnologia da Informação, Adrivagner Dantas está otimista com a parceria: “Iremos aproveitar todos os talentos, docentes, discentes e técnico administrativos do IFPB que é referencia nacional e só tem a contribuir de forma positiva”. A implantação desse sistema de informação já vem sendo buscada desde 2005 e foi uma dos compromissos da atual gestão.

De acordo com o Reitor em exercício, Professor Paulo de Tarso Costa Henriques, já existem alguns módulos em fase de conclusão e os demais ainda serão desenvolvidos e customizados, ampliando e adaptando o sistema para atender à cidade. A equipe do IFPB ajudará também na capacitação e suporte aos usuários do sistema.

O IFPB foi um dos pioneiros na utilização de sistemas de informação integrados. “Não é a primeira vez que o Instituto trabalha com isso. Já na década de 80 foi desenvolvido um sistema em conjunto com a Secretaria de Finanças do Estado”, lembrou o Prof. Paulo de Tarso que trabalhou nesse projeto na área de informática.

“Os egressos dos nossos cursos também são candidatos em potencial para trabalhar nesse sistema, uma vez que a intenção da prefeitura é ampliar o serviço, servindo de base para outros municípios”, afirmou o Reitor em exercício. Alguns módulos já estão em fase de conclusão e serão customizados como é o caso do cadastro de pessoas, gestão de documentos, orçamentário, financeiro e contábil.

A solenidade foi presidida pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, que, na ocasião, agradeceu o apoio dos Institutos Federais da PB e CE. “Temos a convicção de que a prefeitura irá prosseguir no caminho trilhado e disponibilizar para a população as ferramentas produzidas nesse processo”, destacou Luciano Agra.solenidade conveio SIM 2

Participaram também do evento, a secretária de infra-estrutura da prefeitura Estelizabel Bezerra, o Reitor em exercício do IFPB, Prof. Paulo de Tarso Costa Henriques, o professor e coordenador do Laboratório de Desenvolvimento de Software do IFCE, Antônio Serra, o professor Edson Almeida, na ocasião representando o Reitor do IFCE e o Superintendente da Funetec, Valdeci Ramos.

*Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB - 09/08/2011

Fotos: Mércyo Costa - Técnico em Áudio-visual