Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB integra Centro Internacional de Referência em Portos e Sustentabilidade
09/12/2013 às 18h48

IFPB integra Centro Internacional de Referência em Portos e Sustentabilidade

Participação é através do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima

O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) é uma das 17 instituições de ensino e pesquisa do país que integram o Centro Internacional de Referência em Portos e Sustentabilidade (CIRPS), criado na última quinta-feira, 5 de dezembro, no Palácio Itamaraty, em Brasília, durante o Seminário Portos e Sustentabilidade. A participação do IFPB se deu através das ações do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM), no Porto de Cabedelo, durante os anos de 2012 e 2013.

A professora Ariana Silva Guimarães foi quem representou o IFPB/CRPNM no evento promovido pela Secretaria dos Portos da Presidência da República, o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e o Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG/Coppe/UFRJ). Foi ao lado do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro que o IFPB desenvolveu o projeto no Porto de Cabedelo.

Tratava-se do Programa de Conformidade do Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos, coordenado pelas professoras Ariana Guimarães e Cristine Pimentel. O convênio entre a UFRJ e o IFPB foi feito por meio de contrato celebrado entre a Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec) e a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec/PB) no ano de 2012.

“O Centro Internacional de Referência em Portos e Sustentabilidade consiste no primeiro projeto de referência internacional no Brasil com a temática sustentabilidade dos portos e suas correlações com a sociedade e o meio ambiente”, ressaltou a professora Ariana. Ela destacou que das 17 instituições que compõem a Rede de Universidades, apenas duas são Institutos Federais.

A proposta do Centro Internacional é produzir e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos sobre programas, projetos e pesquisas, próprias ou em cooperação com outras entidades interessadas, dentro da temática portuária, desenvolvendo alianças estratégicas de âmbito nacional e global, além contribuir para a formação de recursos humanos para a comunidade portuária e para a sociedade.

De acordo com a diretora do CRPNM do IFPB, professora Margareth Rocha, a Rede de Universidades desenvolve um papel fundamental na execução das atividades do Centro Internacional, “pois consiste numa rede de cooperação com capacidade técnica e infra-estrutura física instalada em praticamente todo o litoral brasileiro”.

Saiba mais sobre o Centro Internacional de Referência em Portos e Sustentabilidade http://www.cirps.coppe.ufrj.br/criacao.html

Ascom do IFPB com dados do CRPNM