Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB lança edital interno de seleção para o Ciência sem Fronteiras
15/08/2012 às 17h48

IFPB lança edital interno de seleção para o Ciência sem Fronteiras

Para concorrer às vagas de bolsa no programa internacional, será preciso se submeter a esse processo interno também

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) lançou edital interno de pré-seleção para os estudantes que desejam concorrer a vagas como bolsistas no Programa Ciência sem Fronteiras. A seleção é para os editais mais recentes em vigor lançados por Austrália, Alemanha, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido. O estudante do IFPB que deseja se candidatar para o intercâmbio internacional tem até o dia 10 de setembro para se inscrever com base na documentação solicitada. Clique aqui para ter acesso ao edital detalhado.

Cada edital lançado no país que oferta as vagas traz exigências específicas. Para o Canadá, há duas chamadas em vigor. O edital do IFPB faz um resumo das exigências de cada uma dessas chamadas atuais. No site nacional do Programa Ciência sem Fronteiras, a inscrição para essas bolsas vai até o dia 14 de setembro. Mas, a coordenação local do programa no IFPB destaca que só serão validadas as inscrições que passarem pelo crivo da própria instituição. Porém, a seleção final, de quem será contemplado com a bolsa do Governo Federal para cursar parte do curso no exterior, é feita pela Capes e o CNPq.

É preciso que os estudantes do IFPB fiquem atentos, principalmente, às exigências de proficiência no idioma, o que tem afastado muitos interessados das vagas. Além disso, é preciso ter atenção a toda a listagem de documentos que são exigidos. O número de cursos que podem se encaixar nas linhas do programa é bem amplo.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB