Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB lança livro de Gestão Pública
22/03/2011 às 05h19

IFPB lança livro de Gestão Pública

A obra contempla as monografias produzidas pelos alunos do Curso de especialização em Gestão Pública realizado pela Instituição.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) lança nesta sexta-feira, dia 25, o livro “Gestão Pública Aplicada a Instituições Educacionais”. A solenidade acontece no auditório José Marques do Campus João Pessoa, a partir das 17h.

A obra é composta por 15 capítulos escritos pelos servidores técnico-administrativos do IFPB, que participaram da primeira turma do Curso de Especialização em Gestão Pública, ofertado pela Instituição, com a colaboração dos seus respectivos orientadores.

O livro é um dos resultados da política de qualificação institucional, implementada pelas Pró-reitorias de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e de Administração e Planejamento, através da Diretoria de Gestão de Pessoas.

Para muitos servidores, o curso de gestão é uma oportunidade para os técnico-administrativos se engajarem na produção científica, direcionando seus estudos para a sua área de formação e/ou de atuação. Além disso, o fato de ter um artigo publicado num livro é um incentivo e um reconhecimento ao esforço dos pesquisadores.

Foi dentro desse olhar otimista que a assistente em administração Célia Medeiros Marques, desenvolveu sua pesquisa, cujo tema foi “Implantação do Programa de Gestão Integrada dos Resíduos sólidos no IFPB – Campus João Pessoa. Graduada em Engenharia Civil, atualmente Célia Medeiros faz mestrado em Engenharia Urbana e Ambiental. Para ela, o livro vai contribuir ainda mais para a democratização do conhecimento no mundo científico.

As servidoras Josinete Nóbrega de Araújo e Ivanise de Andrade Melo de Almeida, ambas lotadas na Biblioteca do Campus João Pessoa, buscaram fundamentar suas pesquisas, dentro do próprio local de trabalho de acordo com as atividades desenvolvidas por cada uma delas.

Com o tema “Avaliação do nível de satisfação dos usuários da Biblioteca Nilo Peçanha do IFPB-JP”, Josinete Nóbrega aponta, através do seu trabalho, quais as dificuldades enfrentadas pelos usuários do setor e o que poderia ser feito para melhorar o atendimento prestado à comunidade acadêmica.

Já a coordenadora da Biblioteca, Ivanise Andrade Melo de Almeida, destacou a importância da motivação do servidor para o desenvolvimento das atividades no ambiente de trabalho. Para ela, a interatividade entre os servidores é essencial para o bom andamento do serviço. Em seu artigo intitulado “Gestão participativa no âmbito da Biblioteca Nilo Peçanha do IFPB Campus João Pessoa”, ela busca a compreensão sobre possíveis causas da desmotivação dos servidores públicos e sugere possíveis soluções para o problema.

Cada autor busca no seu ambiente de trabalho a inspiração para desenvolver suas monografias, fornecendo um rico material de estudos para quem pretende desenvolver suas atividades de forma mais eficiente ou pretenda usar o material como fonte de pesquisa.

“Todos os capítulos são relevantes, tanto do ponto de vista acadêmico quanto institucional, haja vista abordarem temas cotidianos dentro das instituições educacionais e públicas, principalmente”, ressalta a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, profª Nelma Mirian Chagas.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, profª Nelma Mirian Chagas de Araújo o volume é o primeiro de muitos, pois a intenção é publicar, em forma de capítulos, todas as monografias que serão defendidas nos cursos de especialização realizados pelo Instituto.

Clique aqui e consulte o sumário do livro contendo os títulos dos capítulos e seus respectivos autores.

* Iris Souto Maior – Jornalista do IFPB